Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mozart Linhares da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Assmann, Carolina, Specht, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10556
Resumo: O artigo tem por objetivo problematizar a educação, no caso, o ambiente escolar, como um dispositivo estratégico para o governamento das relações étnicoraciais no Brasil. A partir de entrevistas semiestruturadas com discentes negros do ensino básico, propomos analisar os processos de subjetivação que estão articulados aos regimes de verdade sobre etnicidade e as relações raciais no país, que tem, no ambiente escolar um lócus privilegiado de articulação. A escola é considerada também, como um espaço de luta, de contrastes discursivos que norteiam a construção das narrativas identitárias, ora como legitimadora da ideologia da democracia racial, ora como desconstrutora dessa ideologia. O equilíbrio desses discursos permite inferir que a escola pode ser entendida como um espaço de gerenciamento de risco, onde se pode evitar e desautorizar os conflitos raciais, ou mesmo a sua percepção.
id UNISINOS-3_2a11a416c14737c41e5d346492c306df
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10556
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no BrasilEducação. Governamento. RacismoO artigo tem por objetivo problematizar a educação, no caso, o ambiente escolar, como um dispositivo estratégico para o governamento das relações étnicoraciais no Brasil. A partir de entrevistas semiestruturadas com discentes negros do ensino básico, propomos analisar os processos de subjetivação que estão articulados aos regimes de verdade sobre etnicidade e as relações raciais no país, que tem, no ambiente escolar um lócus privilegiado de articulação. A escola é considerada também, como um espaço de luta, de contrastes discursivos que norteiam a construção das narrativas identitárias, ora como legitimadora da ideologia da democracia racial, ora como desconstrutora dessa ideologia. O equilíbrio desses discursos permite inferir que a escola pode ser entendida como um espaço de gerenciamento de risco, onde se pode evitar e desautorizar os conflitos raciais, ou mesmo a sua percepção.Editora da FURG2014-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10556Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 6 n. 12 (2014): RBHCS 12 (Jul-Dez/2014)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10556/6898Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mozart Linhares daAssmann, CarolinaSpecht, Roberta2020-04-24T02:59:01Zoai:periodicos.furg.br:article/10556Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:01Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil
title Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil
spellingShingle Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil
Silva, Mozart Linhares da
Educação. Governamento. Racismo
title_short Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil
title_full Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil
title_fullStr Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil
title_full_unstemmed Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil
title_sort Educação e dispositivo de segurança: governando diferenças étnico-raciais no Brasil
author Silva, Mozart Linhares da
author_facet Silva, Mozart Linhares da
Assmann, Carolina
Specht, Roberta
author_role author
author2 Assmann, Carolina
Specht, Roberta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mozart Linhares da
Assmann, Carolina
Specht, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Governamento. Racismo
topic Educação. Governamento. Racismo
description O artigo tem por objetivo problematizar a educação, no caso, o ambiente escolar, como um dispositivo estratégico para o governamento das relações étnicoraciais no Brasil. A partir de entrevistas semiestruturadas com discentes negros do ensino básico, propomos analisar os processos de subjetivação que estão articulados aos regimes de verdade sobre etnicidade e as relações raciais no país, que tem, no ambiente escolar um lócus privilegiado de articulação. A escola é considerada também, como um espaço de luta, de contrastes discursivos que norteiam a construção das narrativas identitárias, ora como legitimadora da ideologia da democracia racial, ora como desconstrutora dessa ideologia. O equilíbrio desses discursos permite inferir que a escola pode ser entendida como um espaço de gerenciamento de risco, onde se pode evitar e desautorizar os conflitos raciais, ou mesmo a sua percepção.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10556
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10556/6898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 6 n. 12 (2014): RBHCS 12 (Jul-Dez/2014)
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830801207296