Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira de Sousa, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sá da Silva, Jackson Ronie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642
Resumo: O presente artigo tem por objetivo problematizar as tecnologias educacionais e as novas ferramentas pedagógicas, vislumbrando as potencialidades destas para o ensino de história e a aprendizagem significativa dos alunos a partir das mundanças da sociedade e, consequentemente, nas formas de aprender e ensinar. Estudo de perspectiva qualitativa onde se realizou um sistemático levantamento bibliográfico sobre as conexões entre ensino de história e tecnologias educacionais. Utilizou-se a análise do conteúdo no processo de categorização dos dados. A escola, enquanto campo específico de construção de saberes, deverá necessariamente desenvolver novas competências para o ensino de história, incorporando às suas práticas o uso das tecnologias.
id UNISINOS-3_2d14acc39ba6d5b5ef2ae13129e98424
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10642
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de HistóriaEnsino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa.O presente artigo tem por objetivo problematizar as tecnologias educacionais e as novas ferramentas pedagógicas, vislumbrando as potencialidades destas para o ensino de história e a aprendizagem significativa dos alunos a partir das mundanças da sociedade e, consequentemente, nas formas de aprender e ensinar. Estudo de perspectiva qualitativa onde se realizou um sistemático levantamento bibliográfico sobre as conexões entre ensino de história e tecnologias educacionais. Utilizou-se a análise do conteúdo no processo de categorização dos dados. A escola, enquanto campo específico de construção de saberes, deverá necessariamente desenvolver novas competências para o ensino de história, incorporando às suas práticas o uso das tecnologias.Editora da FURG2016-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1064210.14295/rbhcs.v8i16.313Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 8 n. 16 (2016): RBHCS 16 (Jul-Dez/2016); 89-1102175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642/pdfCopyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira de Sousa, Maria AparecidaSá da Silva, Jackson Ronie2020-01-09T22:29:32Zoai:periodicos.furg.br:article/10642Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-01-09T22:29:32Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
title Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
spellingShingle Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
Ferreira de Sousa, Maria Aparecida
Ensino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa.
title_short Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
title_full Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
title_fullStr Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
title_full_unstemmed Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
title_sort Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
author Ferreira de Sousa, Maria Aparecida
author_facet Ferreira de Sousa, Maria Aparecida
Sá da Silva, Jackson Ronie
author_role author
author2 Sá da Silva, Jackson Ronie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira de Sousa, Maria Aparecida
Sá da Silva, Jackson Ronie
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa.
topic Ensino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa.
description O presente artigo tem por objetivo problematizar as tecnologias educacionais e as novas ferramentas pedagógicas, vislumbrando as potencialidades destas para o ensino de história e a aprendizagem significativa dos alunos a partir das mundanças da sociedade e, consequentemente, nas formas de aprender e ensinar. Estudo de perspectiva qualitativa onde se realizou um sistemático levantamento bibliográfico sobre as conexões entre ensino de história e tecnologias educacionais. Utilizou-se a análise do conteúdo no processo de categorização dos dados. A escola, enquanto campo específico de construção de saberes, deverá necessariamente desenvolver novas competências para o ensino de história, incorporando às suas práticas o uso das tecnologias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642
10.14295/rbhcs.v8i16.313
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v8i16.313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 8 n. 16 (2016): RBHCS 16 (Jul-Dez/2016); 89-110
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830855733248