Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo problematizar as tecnologias educacionais e as novas ferramentas pedagógicas, vislumbrando as potencialidades destas para o ensino de história e a aprendizagem significativa dos alunos a partir das mundanças da sociedade e, consequentemente, nas formas de aprender e ensinar. Estudo de perspectiva qualitativa onde se realizou um sistemático levantamento bibliográfico sobre as conexões entre ensino de história e tecnologias educacionais. Utilizou-se a análise do conteúdo no processo de categorização dos dados. A escola, enquanto campo específico de construção de saberes, deverá necessariamente desenvolver novas competências para o ensino de história, incorporando às suas práticas o uso das tecnologias. |
id |
UNISINOS-3_2d14acc39ba6d5b5ef2ae13129e98424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10642 |
network_acronym_str |
UNISINOS-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de HistóriaEnsino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa.O presente artigo tem por objetivo problematizar as tecnologias educacionais e as novas ferramentas pedagógicas, vislumbrando as potencialidades destas para o ensino de história e a aprendizagem significativa dos alunos a partir das mundanças da sociedade e, consequentemente, nas formas de aprender e ensinar. Estudo de perspectiva qualitativa onde se realizou um sistemático levantamento bibliográfico sobre as conexões entre ensino de história e tecnologias educacionais. Utilizou-se a análise do conteúdo no processo de categorização dos dados. A escola, enquanto campo específico de construção de saberes, deverá necessariamente desenvolver novas competências para o ensino de história, incorporando às suas práticas o uso das tecnologias.Editora da FURG2016-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1064210.14295/rbhcs.v8i16.313Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 8 n. 16 (2016): RBHCS 16 (Jul-Dez/2016); 89-1102175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642/pdfCopyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira de Sousa, Maria AparecidaSá da Silva, Jackson Ronie2020-01-09T22:29:32Zoai:periodicos.furg.br:article/10642Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-01-09T22:29:32Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História |
title |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História |
spellingShingle |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História Ferreira de Sousa, Maria Aparecida Ensino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa. |
title_short |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História |
title_full |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História |
title_fullStr |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História |
title_full_unstemmed |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História |
title_sort |
Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História |
author |
Ferreira de Sousa, Maria Aparecida |
author_facet |
Ferreira de Sousa, Maria Aparecida Sá da Silva, Jackson Ronie |
author_role |
author |
author2 |
Sá da Silva, Jackson Ronie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira de Sousa, Maria Aparecida Sá da Silva, Jackson Ronie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa. |
topic |
Ensino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa. |
description |
O presente artigo tem por objetivo problematizar as tecnologias educacionais e as novas ferramentas pedagógicas, vislumbrando as potencialidades destas para o ensino de história e a aprendizagem significativa dos alunos a partir das mundanças da sociedade e, consequentemente, nas formas de aprender e ensinar. Estudo de perspectiva qualitativa onde se realizou um sistemático levantamento bibliográfico sobre as conexões entre ensino de história e tecnologias educacionais. Utilizou-se a análise do conteúdo no processo de categorização dos dados. A escola, enquanto campo específico de construção de saberes, deverá necessariamente desenvolver novas competências para o ensino de história, incorporando às suas práticas o uso das tecnologias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642 10.14295/rbhcs.v8i16.313 |
url |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642 |
identifier_str_mv |
10.14295/rbhcs.v8i16.313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10642/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 8 n. 16 (2016): RBHCS 16 (Jul-Dez/2016); 89-110 2175-3423 reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcs.cardozo@gmail.com |
_version_ |
1800218830855733248 |