Microfísica do poder e poder local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santin, Janaína Rigo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marcante, Sheron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10552
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância e o poder dos indivíduos perante a sociedade em que estão inseridos. Desse modo, esta pesquisa tem relevância para compreender o fenômeno jurídico contemporâneo a partir da descentralização do poder constatada pela relativização da soberania estatal. O poder é tradicionalmente concebido de forma centralizada, mais especificamente no Estado – tendo como base/fundamento o contrato social. Contudo, atualmente se verifica o fenômeno da descentralização do poder, que pode ser entendida a partir da ideia de Microfísica do Poder. E esta microfísica do poder ressalta o Poder Local que se demonstra mais atento às particularidades locais. A hipótese a ser analisada é a de que o Princípio da Subsidiariedade corrobora a ideia de que o poder de maior relevância para a sociedade atualmente é aquele que é exercido pelas pessoas, instituições, sindicatos, entre outras organizações – ou seja, o Poder Local – que estão inseridas na realidade daquela localidade e, por isso, suas decisões atendem melhor as suas necessidades. A metodologia adotada é a multidisciplinar e dialética tendo em vista que aborda o tema da relação entre poder e Direito a partir do Direito, da Filosofia e da Sociologia.
id UNISINOS-3_c6ff589698dc97ef1850abb3b4951e95
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10552
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Microfísica do poder e poder localMichel Foucault. Poder. Princípio da Subsidiariedade.A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância e o poder dos indivíduos perante a sociedade em que estão inseridos. Desse modo, esta pesquisa tem relevância para compreender o fenômeno jurídico contemporâneo a partir da descentralização do poder constatada pela relativização da soberania estatal. O poder é tradicionalmente concebido de forma centralizada, mais especificamente no Estado – tendo como base/fundamento o contrato social. Contudo, atualmente se verifica o fenômeno da descentralização do poder, que pode ser entendida a partir da ideia de Microfísica do Poder. E esta microfísica do poder ressalta o Poder Local que se demonstra mais atento às particularidades locais. A hipótese a ser analisada é a de que o Princípio da Subsidiariedade corrobora a ideia de que o poder de maior relevância para a sociedade atualmente é aquele que é exercido pelas pessoas, instituições, sindicatos, entre outras organizações – ou seja, o Poder Local – que estão inseridas na realidade daquela localidade e, por isso, suas decisões atendem melhor as suas necessidades. A metodologia adotada é a multidisciplinar e dialética tendo em vista que aborda o tema da relação entre poder e Direito a partir do Direito, da Filosofia e da Sociologia.Editora da FURG2015-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10552Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 6 n. 11 (2014): RBHCS 11 (Jan-Jun/2014)2175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10552/6894Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantin, Janaína RigoMarcante, Sheron2020-04-24T02:59:02Zoai:periodicos.furg.br:article/10552Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-04-24T02:59:02Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Microfísica do poder e poder local
title Microfísica do poder e poder local
spellingShingle Microfísica do poder e poder local
Santin, Janaína Rigo
Michel Foucault. Poder. Princípio da Subsidiariedade.
title_short Microfísica do poder e poder local
title_full Microfísica do poder e poder local
title_fullStr Microfísica do poder e poder local
title_full_unstemmed Microfísica do poder e poder local
title_sort Microfísica do poder e poder local
author Santin, Janaína Rigo
author_facet Santin, Janaína Rigo
Marcante, Sheron
author_role author
author2 Marcante, Sheron
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santin, Janaína Rigo
Marcante, Sheron
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Foucault. Poder. Princípio da Subsidiariedade.
topic Michel Foucault. Poder. Princípio da Subsidiariedade.
description A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância e o poder dos indivíduos perante a sociedade em que estão inseridos. Desse modo, esta pesquisa tem relevância para compreender o fenômeno jurídico contemporâneo a partir da descentralização do poder constatada pela relativização da soberania estatal. O poder é tradicionalmente concebido de forma centralizada, mais especificamente no Estado – tendo como base/fundamento o contrato social. Contudo, atualmente se verifica o fenômeno da descentralização do poder, que pode ser entendida a partir da ideia de Microfísica do Poder. E esta microfísica do poder ressalta o Poder Local que se demonstra mais atento às particularidades locais. A hipótese a ser analisada é a de que o Princípio da Subsidiariedade corrobora a ideia de que o poder de maior relevância para a sociedade atualmente é aquele que é exercido pelas pessoas, instituições, sindicatos, entre outras organizações – ou seja, o Poder Local – que estão inseridas na realidade daquela localidade e, por isso, suas decisões atendem melhor as suas necessidades. A metodologia adotada é a multidisciplinar e dialética tendo em vista que aborda o tema da relação entre poder e Direito a partir do Direito, da Filosofia e da Sociologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10552
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10552/6894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 6 n. 11 (2014): RBHCS 11 (Jan-Jun/2014)
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218830798061568