A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUTUCIONAL NA UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grego, Sonia Maria Duarte
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Pinho, Sheila Zambello, Bráz, José Reinaldo Cerqueira, Oba, Eunice, Raphael, Hélia Sonia, Matos, Maria Cristina Fumie Iwana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/225
Resumo: O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nostermos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos degraduação, evidenciam avanços no processo deinternalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.
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