Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira , Maria Daniele de Jesus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quito, Fábio de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4699
Resumo: Diante da necessidade de conhecer a realidade das instituições de ensino superior, foram desenvolvidos uma multiplicidade de índices acadêmicos com diversas metodologias. No entanto, nota-se escassez de métodos que descrevam com detalhes a trajetória de discentes com múltiplos períodos de ingresso.  Neste sentido, este artigo tem como objetivo sistematizar e aplicar uma metodologia para analisar a trajetória longitudinal das turmas no que tange à diplomação, evasão e trancamento, de acordo com ano de ingresso e o prazo de integralização dos cursos no decorrer de 10 anos (2008 a 2017). Para tal, algumas metodologias de fluxo foram adaptadas, dividindo as turmas por ano de ingresso e padronizando o período de integralização. Os resultados permitem analisar a trajetória dos discentes no período mínimo e máximo de integralização, assim como comparar os valores com taxas já publicadas, possibilitando maior conhecimento da realidade, disponibilizando instrumentos mais adequados para balizar o planejamento de políticas de desenvolvimento institucional.
id UNISO-1_c944959aacf033dce40f44960d2c1668
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4699
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superiorMétodoIndicadores acadêmicosPrazo de integralizaçãoDiante da necessidade de conhecer a realidade das instituições de ensino superior, foram desenvolvidos uma multiplicidade de índices acadêmicos com diversas metodologias. No entanto, nota-se escassez de métodos que descrevam com detalhes a trajetória de discentes com múltiplos períodos de ingresso.  Neste sentido, este artigo tem como objetivo sistematizar e aplicar uma metodologia para analisar a trajetória longitudinal das turmas no que tange à diplomação, evasão e trancamento, de acordo com ano de ingresso e o prazo de integralização dos cursos no decorrer de 10 anos (2008 a 2017). Para tal, algumas metodologias de fluxo foram adaptadas, dividindo as turmas por ano de ingresso e padronizando o período de integralização. Os resultados permitem analisar a trajetória dos discentes no período mínimo e máximo de integralização, assim como comparar os valores com taxas já publicadas, possibilitando maior conhecimento da realidade, disponibilizando instrumentos mais adequados para balizar o planejamento de políticas de desenvolvimento institucional.Unicamp; Uniso2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4699Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 2 (2021)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 2 (2021)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4699/4404Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira , Maria Daniele de Jesus Quito, Fábio de Moraes 2021-07-30T22:09:58Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4699Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2021-07-30T22:09:58Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior
title Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior
spellingShingle Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior
Teixeira , Maria Daniele de Jesus
Método
Indicadores acadêmicos
Prazo de integralização
title_short Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior
title_full Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior
title_fullStr Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior
title_full_unstemmed Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior
title_sort Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior
author Teixeira , Maria Daniele de Jesus
author_facet Teixeira , Maria Daniele de Jesus
Quito, Fábio de Moraes
author_role author
author2 Quito, Fábio de Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira , Maria Daniele de Jesus
Quito, Fábio de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Método
Indicadores acadêmicos
Prazo de integralização
topic Método
Indicadores acadêmicos
Prazo de integralização
description Diante da necessidade de conhecer a realidade das instituições de ensino superior, foram desenvolvidos uma multiplicidade de índices acadêmicos com diversas metodologias. No entanto, nota-se escassez de métodos que descrevam com detalhes a trajetória de discentes com múltiplos períodos de ingresso.  Neste sentido, este artigo tem como objetivo sistematizar e aplicar uma metodologia para analisar a trajetória longitudinal das turmas no que tange à diplomação, evasão e trancamento, de acordo com ano de ingresso e o prazo de integralização dos cursos no decorrer de 10 anos (2008 a 2017). Para tal, algumas metodologias de fluxo foram adaptadas, dividindo as turmas por ano de ingresso e padronizando o período de integralização. Os resultados permitem analisar a trajetória dos discentes no período mínimo e máximo de integralização, assim como comparar os valores com taxas já publicadas, possibilitando maior conhecimento da realidade, disponibilizando instrumentos mais adequados para balizar o planejamento de políticas de desenvolvimento institucional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4699
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4699/4404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 2 (2021)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 2 (2021)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609677168640