STRATEGIC SALES PRACTICES IN BRIDE’S PRODUCTS SMALL STORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marietto, Márcio Luiz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Minasse, Maria Henriqueta Gimenes Minasse, Scafuto, Isabel Cristina, Moretti, Sergio Luiz do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/3163
Resumo: This research aimed offering different perspectives to observe the phenomenon of strategic practice for survival of small stores located in a cluster. We observed how sellers and managers of these stores, embedded in an institutional environment linked to rituals and symbolism of wedding; apply the elements of hedonism and hospitality to support their strategic sales activities. The study used ethnographic procedures in the largest Latin American cluster of brides’ stores and examined how managers of small stores of  products for brides perform their strategic work of sales promotion. The results indicated that the institutional attributes of the symbolic wedding ritual allow the interaction of managers in their strategic practices using, as tools, marketing hospitality elements providing legitimacy and, consequently, the survival of these types of organizations. 
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spelling STRATEGIC SALES PRACTICES IN BRIDE’S PRODUCTS SMALL STORESPRÁCTICAS DE VENTAS ESTRATEGICAS EN PEQUEÑAS TIENDAS DE ARTÍCULOS PARA LAS NOVIASPRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE VENDAS EM PEQUENAS LOJAS DE PRODUTOS PARA NOIVASStrategy as practiceMarketingHospitalityEthnography.Estrategia cómo prácticaMarketingHospitalidadEtnografía.Estratégia como PráticaMarketingHospitalidadeEtnografiaThis research aimed offering different perspectives to observe the phenomenon of strategic practice for survival of small stores located in a cluster. We observed how sellers and managers of these stores, embedded in an institutional environment linked to rituals and symbolism of wedding; apply the elements of hedonism and hospitality to support their strategic sales activities. The study used ethnographic procedures in the largest Latin American cluster of brides’ stores and examined how managers of small stores of  products for brides perform their strategic work of sales promotion. The results indicated that the institutional attributes of the symbolic wedding ritual allow the interaction of managers in their strategic practices using, as tools, marketing hospitality elements providing legitimacy and, consequently, the survival of these types of organizations. Esta investigación tuvo el objetivo de ofrecer perspectivas diferentes para observar el fenómeno de la práctica estratégica para sobrevivencia de pequeñas tiendas localizadas en un Cluster. Observamos cómo los vendedores y gerentes de estas tiendas, inmersos en un ambiente institucional vinculado a los rituales y simbolismo del casamiento, utilizan elementos del hedonismo y de la hospitalidad para impulsar sus actividades estratégicas de ventas. El estudio he utilizado procedimientos etnográficos en el más grande cluster latino-americano de tiendas de productos para las novias y analizó cómo los gestores de pequeñas tiendas de este segmento realizan su trabajo estratégico de promoción de ventas. Los resultados indicaran que los atributos institucionales del ritual simbólico del casamiento permiten la interacción de los gestores en sus prácticas estratégicas utilizando, como herramientas, elementos del marketing y de la hospitalidad, posibilitando legitimidad, y consecuentemente, la sobrevivencia de estas organizaciones. Esta pesquisa oferece perspectivas diferentes para se observar o fenômeno da Prática Estratégica para a sobrevivência de pequenas lojas comerciais localizadas em um Cluster. Observamos como os vendedores e gerentes destas lojas, imersos em um ambiente institucional vinculado aos rituais e simbolismo do Casamento, utilizam os elementos do hedonismo e da hospitalidade para alavancarem suas atividades estratégicas de vendas. O estudo utilizou-se de procedimentos etnográficos no maior cluster latino-americano de lojas de produtos de Noivas e analisou como os gestores de pequenas lojas de Noivas realizam seu trabalho estratégico de promoção de vendas. Os resultados indicaram que os atributos institucionais do ritual simbólico do Casamento permitem a interação dos gestores em suas práticas estratégicas utilizando como ferramentas elementos do marketing e da hospitalidade possibilitando legitimidade e, consequentemente, a sobrevivência destas organizações. Este trabalho contribui para ampliar a percepção da possibilidade de se utilizar estudos qualitativos e sociológicos de Estratégia como Prática em inter-relação com elementos de outras disciplinas como Marketing e Hospitalidade para aumentar o potencial de análise empírica de fenômenos sociais relacionados às estratégias de sobrevivência das Organizações.Universidade do Sul de Santa Catarina2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/316310.19177/reen.v8e32015121-145Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 8 n. 3 (2015); 121-1451984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/3163/2589Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Estratégia & Negóciosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarietto, Márcio LuizMinasse, Maria Henriqueta Gimenes MinasseScafuto, Isabel CristinaMoretti, Sergio Luiz do Amaral2016-09-15T14:04:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3163Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:29.201288Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
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