Por uma teoria de conciliação de metas: hipóteses abdutivas antefactuais e modelação proativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2600 |
Resumo: | Fundamentado na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/1995), apresenta-se neste artigo uma arquitetura descritiva e explanatória para a formulação e a avaliação de hipóteses abdutivas em contextos proativos, a ser denominada de Teoria de Conciliação de Metas, alegando que o indivíduo produz uma inferência para a melhor solução nestes casos. O texto expõe o modelo conceitual em quatro estágios – projeção de meta e formulação, execução e checagem de hipótese antefactual – ilustrando-o com um exemplo no qual um indivíduo pretende abrir uma porta chaveada. Em seguida, avaliam-se processos de auto e heteroconciliação de metas conforme contextos formados por cinco categorias de hipóteses abdutivas antefactuais: categóricas, bicondicionais, condicionais, habilitadoras e tautológicas. |
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Por uma teoria de conciliação de metas: hipóteses abdutivas antefactuais e modelação proativaHacia una teoría de conciliación de metas: hipótesis abductivas antefactuales y modelación proactivaFor a goal conciliation theory: ante-factual abductive hypotheses and proactive modellingPragmática CognitivaTeoria da RelevânciaTeoria de Conciliação de MetasModelação Proativa de MetasHipóteses Abdutivas AntefactuaisPragmática CognitivaTeoría de la RelevanciaTeoría de la Conciliación de MetasModelización Proactivas de MetasHipótesis Abductivas AntefactualesCognitive PragmaticsRelevance TheoryGoal Conciliation TheoryProactive Modelling of GoalsAnte-factual Abductive HypothesesFundamentado na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/1995), apresenta-se neste artigo uma arquitetura descritiva e explanatória para a formulação e a avaliação de hipóteses abdutivas em contextos proativos, a ser denominada de Teoria de Conciliação de Metas, alegando que o indivíduo produz uma inferência para a melhor solução nestes casos. O texto expõe o modelo conceitual em quatro estágios – projeção de meta e formulação, execução e checagem de hipótese antefactual – ilustrando-o com um exemplo no qual um indivíduo pretende abrir uma porta chaveada. Em seguida, avaliam-se processos de auto e heteroconciliação de metas conforme contextos formados por cinco categorias de hipóteses abdutivas antefactuais: categóricas, bicondicionais, condicionais, habilitadoras e tautológicas. Con base en la teoría de la relevancia de Sperber y Wilson (1986/1995), este artículo presenta una arquitectura descriptiva y explicativa para la formulación y evaluación de hipótesis abductivas en contextos proactivos, que se llamará teoría de conciliación de metas, alegando que el individuo produce una inferencia a la mejor solución en estos casos. El texto expone el modelo conceptual en cuatro etapas – proyección de metas, y formulación, ejecución y comprobación de hipótesis antefactuales – ilustrándolo con un ejemplo en que una persona tiene la intención de abrir una puerta con llave. A continuación, evaluamos procesos de auto y heteroconciliación de metas en contextos formados por cinco categorías de hipótesis abductivas antefactuales: categóricas, bicondicionales, condicionales, habilitadoras y tautológicas. Based on Sperber and Wilson‘s (1986/1995) relevance theory, I outline a goal conciliation theory in this paper in order to describe and explain the formulation and the evaluation of ante-factual abductive hypotheses in proactive contexts, claiming that the individual produces an inference to the best solution in these cases. I present this conceptual architecture in four stages—goal designing, and hypothesis formulation, execution and checking—with an example in which an individual intends to open his own locked front door. Finally, I evaluate goal self and hetero-conciliation processes in contexts of categorical, biconditional, conditional, enabling, and tautological ante-factual abductive hypotheses. Silvânia Siebert2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2600Linguagem em (Dis)curso; Vol. 14 No. 3 (2014); p. 595-615Linguagem em (Dis)curso; v. 14 n. 3 (2014); p. 595-6151982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2600/1893Rauen, Fábio Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:47:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2600Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:47:57Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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