O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jozanes Assunção
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6476
Resumo: Este artigo objetiva analisar a reação-resposta de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cursos de Letras de uma universidade pública ao discurso da flexibilidade curricular consignado nos documentos oficiais, com poderes de normatizar e regular os cursos de formação de professores. Sob a perspectiva da Teoria/Análise Dialógica do Discurso advinda dos estudos de Bakhtin e o Círculo, examina os Pareceres do Conselho Nacional de Educação que apresentam e fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e para Formação Docente. Ainda analisa enunciados de professores do NDE, produzidos durante o processo de reestruturação dos cursos de Letras, discutindo as perspectivas que se apresentam para a formação docente a partir do conceito de flexibilidade. A análise dialógica evidencia que o ideário da flexibilidade curricular não se consolidou de forma efetiva nos enunciados dos sujeitos da pesquisa.
id UNISUL-3_ea426b3857b7393a45bd39bdd9a9a908
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6476
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICADiretrizes curricularesProjeto pedagógicoFlexibilidade curricularResponsividadeEste artigo objetiva analisar a reação-resposta de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cursos de Letras de uma universidade pública ao discurso da flexibilidade curricular consignado nos documentos oficiais, com poderes de normatizar e regular os cursos de formação de professores. Sob a perspectiva da Teoria/Análise Dialógica do Discurso advinda dos estudos de Bakhtin e o Círculo, examina os Pareceres do Conselho Nacional de Educação que apresentam e fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e para Formação Docente. Ainda analisa enunciados de professores do NDE, produzidos durante o processo de reestruturação dos cursos de Letras, discutindo as perspectivas que se apresentam para a formação docente a partir do conceito de flexibilidade. A análise dialógica evidencia que o ideário da flexibilidade curricular não se consolidou de forma efetiva nos enunciados dos sujeitos da pesquisa.Silvânia Siebert2019-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6476Linguagem em (Dis)curso; Vol. 19 No. 1 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 87-105Linguagem em (Dis)curso; v. 19 n. 1 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 87-1051982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6476/4292Copyright (c) 2019 Jozanes Assunção Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Jozanes Assunção2019-03-26T12:38:55Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6476Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2019-03-26T12:38:55Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA
title O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA
spellingShingle O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA
Nunes, Jozanes Assunção
Diretrizes curriculares
Projeto pedagógico
Flexibilidade curricular
Responsividade
title_short O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA
title_full O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA
title_fullStr O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA
title_full_unstemmed O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA
title_sort O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA
author Nunes, Jozanes Assunção
author_facet Nunes, Jozanes Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jozanes Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes curriculares
Projeto pedagógico
Flexibilidade curricular
Responsividade
topic Diretrizes curriculares
Projeto pedagógico
Flexibilidade curricular
Responsividade
description Este artigo objetiva analisar a reação-resposta de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cursos de Letras de uma universidade pública ao discurso da flexibilidade curricular consignado nos documentos oficiais, com poderes de normatizar e regular os cursos de formação de professores. Sob a perspectiva da Teoria/Análise Dialógica do Discurso advinda dos estudos de Bakhtin e o Círculo, examina os Pareceres do Conselho Nacional de Educação que apresentam e fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e para Formação Docente. Ainda analisa enunciados de professores do NDE, produzidos durante o processo de reestruturação dos cursos de Letras, discutindo as perspectivas que se apresentam para a formação docente a partir do conceito de flexibilidade. A análise dialógica evidencia que o ideário da flexibilidade curricular não se consolidou de forma efetiva nos enunciados dos sujeitos da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6476
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6476/4292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jozanes Assunção Nunes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jozanes Assunção Nunes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 19 No. 1 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 87-105
Linguagem em (Dis)curso; v. 19 n. 1 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 87-105
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575251038208