MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO EM PAULO FREIRE NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRB
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20183 |
Resumo: | ABSTRACT This article aims to reflect on the literacy process based on Paulo Freire's epistemological perspective and his political-emancipatory method, as well as contextualizing the Paulo Freire “method” according to the proposal made with students in training and their illiterate or poorly educated family members, experienced as a reinterpretation of the forty hours in Angicos. The theoretical support used is based, especially, on the contributions of Paulo Freire, Brandão, Lyra, among others. In the methodological scope, this is a qualitative participant-type research, with data production through observation, recording in a field diary, and analysis of documents (reports). The results point to Paulo Freire's valuable literacy method and how it proves to be current, constituting the basis of the literacy process of the working class. Furthermore, the data reveals the importance of Paulo Freire's legacy and the need for its constant reinvention, as proposed by the author himself. |
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MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO EM PAULO FREIRE NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRB: Alfabetização e letramento; Prática docente; Formação de professores alfabetizadores.ABSTRACT This article aims to reflect on the literacy process based on Paulo Freire's epistemological perspective and his political-emancipatory method, as well as contextualizing the Paulo Freire “method” according to the proposal made with students in training and their illiterate or poorly educated family members, experienced as a reinterpretation of the forty hours in Angicos. The theoretical support used is based, especially, on the contributions of Paulo Freire, Brandão, Lyra, among others. In the methodological scope, this is a qualitative participant-type research, with data production through observation, recording in a field diary, and analysis of documents (reports). The results point to Paulo Freire's valuable literacy method and how it proves to be current, constituting the basis of the literacy process of the working class. Furthermore, the data reveals the importance of Paulo Freire's legacy and the need for its constant reinvention, as proposed by the author himself.RESUMEN Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el proceso de alfabetización a partir de la perspectiva epistemológica de Paulo Freire y su método político-emancipador, así como contextualizar el “método” Paulo Freire según la propuesta realizada con los estudiantes en formación y sus familiares analfabetos o con bajo nivel educativo, vivido como una reinterpretación de las cuarenta horas en Angicos. El sustento teórico utilizado se basa, sobre todo, en los aportes de Paulo Freire, Brandão, Lyra, entre otros. En el ámbito metodológico, se trata de una investigación cualitativa, de tipo participante, con producción de datos a través de la observación, registro en un diario de campo y análisis de documentos (informes). Los resultados señalan la riqueza alfabetizadora del “método” Paulo Freire y su actualidad, constituyendo la base para enseñar a leer y escribir a los sujetos de la clase trabajadora. Además, los datos revelan la importancia del legado de Paulo Freire y la necesidad de su constante reinvención, tal como lo presenta el propio autor.RESUMO Este artigo objetiva refletir sobre o processo de alfabetização baseado na perspectiva epistemológica de Paulo Freire e seu método político-emancipatório, bem como contextualizar o “método” Paulo Freire conforme a proposta realizada com os estudantes em formação e seus familiares não alfabetizados ou pouco escolarizados, vivenciada como releitura das quarenta horas em Angicos. O aporte teórico utilizado baseia-se, sobretudo, nas contribuições de Paulo Freire, Brandão, Lyra, dentre outros. No âmbito metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, com produção de dados por meio da observação, registro em diário de campo e análise de documentos (relatórios). Os resultados apontam para a riqueza alfabetizadora do “método” Paulo Freire e como este se revela atual, constituindo a base para alfabetizar sujeitos da classe trabalhadora. Além disso, os dados revelam a importância do legado de Paulo Freire e a necessidade da sua constante reinvenção, segundo nos convidou o próprio autor.Universidade do Sul de Santa Catarina2024-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/2018310.59306/poiesis.v18e33202443-64Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Alfabetização e Letramento: Questões Múltiplas e Contemporâneas; 43-642179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20183/19232Copyright (c) 2024 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo Cardoso Freitas, GilséliaBarreto de Andrade, Maria Eurácia Bezerra da Silva, Severino2024-05-20T21:22:51Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/20183Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2024-05-20T21:22:51Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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