O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632 |
Resumo: | O presente trabalho discute, brevemente, acerca da presença de sujeitos com Síndrome de Asperger na escola comum sob a ótica dos desafios e possibilidades que devem ser levados em consideração por toda a comunidade escolar. Tomando como base alguns pressupostos da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1994, 2000), infere-se que o trabalho pedagógico, não apenas com discentes com deficiência, mas também com todos os sujeitos do sistema comum de ensino, deve ter como ponto de partida e de chegada a inovação e o empenho na mudança de postura docente, na criação e na transformação cultural e social e na valorização do sujeito como ser cognoscente. |
id |
UNISUL-4_3fe42c287c874bae08fd065e8d4a4a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1632 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕESSíndrome de AspergerEducação InclusivaEscola Comum.O presente trabalho discute, brevemente, acerca da presença de sujeitos com Síndrome de Asperger na escola comum sob a ótica dos desafios e possibilidades que devem ser levados em consideração por toda a comunidade escolar. Tomando como base alguns pressupostos da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1994, 2000), infere-se que o trabalho pedagógico, não apenas com discentes com deficiência, mas também com todos os sujeitos do sistema comum de ensino, deve ter como ponto de partida e de chegada a inovação e o empenho na mudança de postura docente, na criação e na transformação cultural e social e na valorização do sujeito como ser cognoscente.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/163210.19177/prppge.v7e112013113-124Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 113-1242179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632/1226Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T18:31:23Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1632Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T18:31:23Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES |
title |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES |
spellingShingle |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes Síndrome de Asperger Educação Inclusiva Escola Comum. |
title_short |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_full |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_fullStr |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_sort |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES |
author |
Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes |
author_facet |
Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Asperger Educação Inclusiva Escola Comum. |
topic |
Síndrome de Asperger Educação Inclusiva Escola Comum. |
description |
O presente trabalho discute, brevemente, acerca da presença de sujeitos com Síndrome de Asperger na escola comum sob a ótica dos desafios e possibilidades que devem ser levados em consideração por toda a comunidade escolar. Tomando como base alguns pressupostos da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1994, 2000), infere-se que o trabalho pedagógico, não apenas com discentes com deficiência, mas também com todos os sujeitos do sistema comum de ensino, deve ter como ponto de partida e de chegada a inovação e o empenho na mudança de postura docente, na criação e na transformação cultural e social e na valorização do sujeito como ser cognoscente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632 10.19177/prppge.v7e112013113-124 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v7e112013113-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632/1226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 113-124 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747544272896 |