Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matozo, Maria Lúcia Figueiredo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55603
Resumo: Orientadora : Jandicleide Lopes
id UFPR_c91c877f12ead166f55f9b09f5b7476e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55603
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Matozo, Maria Lúcia FigueiredoLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-09T18:49:15Z2020-01-09T18:49:15Z2016https://hdl.handle.net/1884/55603Orientadora : Jandicleide LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente trabalho aborda o histórico da síndrome de asperger que é uma variante do autismo, bem como um breve histórico sobre o autismo e a síndrome de asperger. Mostrando a necessidade da inclusão nas esco las e universidades, onde os professores e toda a equipe diretiva deve estar preparado para atender alunos com deficiência, atualizando-se constantemente. A família precisa estar apoiando o trabalho da escola inclusiva em todas as suas propostas que venham para aprimorar o ensino do aluno com deficiência, quando houver necessidade de acompanhamento com equipe multidisciplinar e a escola não oferecer esses recursos, é obrigação da família fazê-lo da melhor forma possível. Pensando na inclusão não podemos deixar de lado os aspectos biológicos e comportamentais para segundo plano, é preciso ter um olhar para esse aluno que se desenvolve no seu modo de pensar e agir. Para ele conquistar a sua posição no ensino superior deve-se preparar o aluno para participar do vestibular que atenda todas as suas especificidades e posteriormente a sua vida acadêmica, com professores preparados para inclusão nas universidades. Assim o aluno com síndrome de asperger poderá participar do vestibular com sucesso.13 p.application/pdfAsperger, Síndrome deEducação inclusivaSíndrome de Asperger e sua participação no vestibularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIA LUCIA FIGUEIREDO MATOZO.pdfapplication/pdf359335https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55603/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20LUCIA%20FIGUEIREDO%20MATOZO.pdff7505f309b1e192ed79e1b6522f57886MD51open access1884/556032020-01-09 15:49:15.664open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55603Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-09T18:49:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
title Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
spellingShingle Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
Matozo, Maria Lúcia Figueiredo
Asperger, Síndrome de
Educação inclusiva
title_short Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
title_full Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
title_fullStr Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
title_full_unstemmed Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
title_sort Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
author Matozo, Maria Lúcia Figueiredo
author_facet Matozo, Maria Lúcia Figueiredo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes, Jandicleide Evangelista
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Matozo, Maria Lúcia Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Asperger, Síndrome de
Educação inclusiva
topic Asperger, Síndrome de
Educação inclusiva
description Orientadora : Jandicleide Lopes
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-09T18:49:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-09T18:49:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55603
url https://hdl.handle.net/1884/55603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55603/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20LUCIA%20FIGUEIREDO%20MATOZO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7505f309b1e192ed79e1b6522f57886
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860880827154432