O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632
Resumo: O presente trabalho discute, brevemente, acerca da presença de sujeitos com Síndrome de Asperger na escola comum sob a ótica dos desafios e possibilidades que devem ser levados em consideração por toda a comunidade escolar. Tomando como base alguns pressupostos da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1994, 2000), infere-se que o trabalho pedagógico, não apenas com discentes com deficiência, mas também com todos os sujeitos do sistema comum de ensino, deve ter como ponto de partida e de chegada a inovação e o empenho na mudança de postura docente, na criação e na transformação cultural e social e na valorização do sujeito como ser cognoscente.
id UNISUL-4_3fe42c287c874bae08fd065e8d4a4a2c
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1632
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕESSíndrome de AspergerEducação InclusivaEscola Comum.O presente trabalho discute, brevemente, acerca da presença de sujeitos com Síndrome de Asperger na escola comum sob a ótica dos desafios e possibilidades que devem ser levados em consideração por toda a comunidade escolar. Tomando como base alguns pressupostos da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1994, 2000), infere-se que o trabalho pedagógico, não apenas com discentes com deficiência, mas também com todos os sujeitos do sistema comum de ensino, deve ter como ponto de partida e de chegada a inovação e o empenho na mudança de postura docente, na criação e na transformação cultural e social e na valorização do sujeito como ser cognoscente.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/163210.19177/prppge.v7e112013113-124Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 113-1242179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632/1226Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T18:31:23Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1632Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T18:31:23Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
title O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
spellingShingle O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes
Síndrome de Asperger
Educação Inclusiva
Escola Comum.
title_short O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
title_fullStr O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full_unstemmed O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
title_sort O SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER NA ESCOLA COMUM: ALGUMAS REFLEXÕES
author Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes
author_facet Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonring (PPGE/UFES), Mndª Vilmara Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Asperger
Educação Inclusiva
Escola Comum.
topic Síndrome de Asperger
Educação Inclusiva
Escola Comum.
description O presente trabalho discute, brevemente, acerca da presença de sujeitos com Síndrome de Asperger na escola comum sob a ótica dos desafios e possibilidades que devem ser levados em consideração por toda a comunidade escolar. Tomando como base alguns pressupostos da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1994, 2000), infere-se que o trabalho pedagógico, não apenas com discentes com deficiência, mas também com todos os sujeitos do sistema comum de ensino, deve ter como ponto de partida e de chegada a inovação e o empenho na mudança de postura docente, na criação e na transformação cultural e social e na valorização do sujeito como ser cognoscente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632
10.19177/prppge.v7e112013113-124
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v7e112013113-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1632/1226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 11 (2013); 113-124
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218747544272896