Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Cristina Pansera de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nonenmacher, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75
Resumo: As Ciências da Natureza, como área de conhecimento do Ensino Médio, vem sendo questionadas quanto aos conhecimentos produzidos, aos conceitos abordados durante a vivência escolar e as metodologias de ensino. Propostas metodológicas interdisciplinares envolvendo alguns conceitos científicos são foco de debate em grupos de pesquisa de educação nas ciências. Energia é um tema do ensino de Biologia, Física e Química, cujo significado parece diferenciar-se em cada área, o que pode criar obstáculos epistemológicos na aprendizagem dos estudantes. Para identificar as diferenças, realizou-se uma pesquisa nos seis livros didáticos destas disciplinas mais citados pelos professores de 12 escolas, da microrregião de Ijuí-RS. Essa análise revelou conceituações fragmentadas, diversificadas e distanciadas, como se cada área fosse “dona de uma energia” própria. No contexto mundial, o estudo da energia é fundamental, na Educação Básica, para uma formação cidadã crítica, pois o seu manejo pelos seres humanos precisa considerar os princípios de conservação, transformação e transferência na preservação ambiental. Neste sentido, é preciso ampliar a compreensão conceitual dos estudantes, para que participem de maneira mais ativa na construção de soluções demandadas pelos problemas ambientais.
id UNISUL-4_44435fec6ee4f5950400f3875ae5626e
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/75
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médioDesenvolvimento de currículoFormação de professoresEnsino-aprendizagemEducação BásicaAs Ciências da Natureza, como área de conhecimento do Ensino Médio, vem sendo questionadas quanto aos conhecimentos produzidos, aos conceitos abordados durante a vivência escolar e as metodologias de ensino. Propostas metodológicas interdisciplinares envolvendo alguns conceitos científicos são foco de debate em grupos de pesquisa de educação nas ciências. Energia é um tema do ensino de Biologia, Física e Química, cujo significado parece diferenciar-se em cada área, o que pode criar obstáculos epistemológicos na aprendizagem dos estudantes. Para identificar as diferenças, realizou-se uma pesquisa nos seis livros didáticos destas disciplinas mais citados pelos professores de 12 escolas, da microrregião de Ijuí-RS. Essa análise revelou conceituações fragmentadas, diversificadas e distanciadas, como se cada área fosse “dona de uma energia” própria. No contexto mundial, o estudo da energia é fundamental, na Educação Básica, para uma formação cidadã crítica, pois o seu manejo pelos seres humanos precisa considerar os princípios de conservação, transformação e transferência na preservação ambiental. Neste sentido, é preciso ampliar a compreensão conceitual dos estudantes, para que participem de maneira mais ativa na construção de soluções demandadas pelos problemas ambientais.Universidade do Sul de Santa Catarina2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/7510.19177/prppge.v2e320091-13Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 2 n. 3 (2009); 1-132179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75/81Araújo, Maria Cristina Pansera deNonenmacher, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-15T13:44:11Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/75Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-15T13:44:11Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
title Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
spellingShingle Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Desenvolvimento de currículo
Formação de professores
Ensino-aprendizagem
Educação Básica
title_short Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
title_full Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
title_fullStr Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
title_full_unstemmed Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
title_sort Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
author Araújo, Maria Cristina Pansera de
author_facet Araújo, Maria Cristina Pansera de
Nonenmacher, Sandra
author_role author
author2 Nonenmacher, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Cristina Pansera de
Nonenmacher, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de currículo
Formação de professores
Ensino-aprendizagem
Educação Básica
topic Desenvolvimento de currículo
Formação de professores
Ensino-aprendizagem
Educação Básica
description As Ciências da Natureza, como área de conhecimento do Ensino Médio, vem sendo questionadas quanto aos conhecimentos produzidos, aos conceitos abordados durante a vivência escolar e as metodologias de ensino. Propostas metodológicas interdisciplinares envolvendo alguns conceitos científicos são foco de debate em grupos de pesquisa de educação nas ciências. Energia é um tema do ensino de Biologia, Física e Química, cujo significado parece diferenciar-se em cada área, o que pode criar obstáculos epistemológicos na aprendizagem dos estudantes. Para identificar as diferenças, realizou-se uma pesquisa nos seis livros didáticos destas disciplinas mais citados pelos professores de 12 escolas, da microrregião de Ijuí-RS. Essa análise revelou conceituações fragmentadas, diversificadas e distanciadas, como se cada área fosse “dona de uma energia” própria. No contexto mundial, o estudo da energia é fundamental, na Educação Básica, para uma formação cidadã crítica, pois o seu manejo pelos seres humanos precisa considerar os princípios de conservação, transformação e transferência na preservação ambiental. Neste sentido, é preciso ampliar a compreensão conceitual dos estudantes, para que participem de maneira mais ativa na construção de soluções demandadas pelos problemas ambientais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75
10.19177/prppge.v2e320091-13
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v2e320091-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75/81
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 2 n. 3 (2009); 1-13
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218746488356864