Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75 |
Resumo: | As Ciências da Natureza, como área de conhecimento do Ensino Médio, vem sendo questionadas quanto aos conhecimentos produzidos, aos conceitos abordados durante a vivência escolar e as metodologias de ensino. Propostas metodológicas interdisciplinares envolvendo alguns conceitos científicos são foco de debate em grupos de pesquisa de educação nas ciências. Energia é um tema do ensino de Biologia, Física e Química, cujo significado parece diferenciar-se em cada área, o que pode criar obstáculos epistemológicos na aprendizagem dos estudantes. Para identificar as diferenças, realizou-se uma pesquisa nos seis livros didáticos destas disciplinas mais citados pelos professores de 12 escolas, da microrregião de Ijuí-RS. Essa análise revelou conceituações fragmentadas, diversificadas e distanciadas, como se cada área fosse “dona de uma energia” própria. No contexto mundial, o estudo da energia é fundamental, na Educação Básica, para uma formação cidadã crítica, pois o seu manejo pelos seres humanos precisa considerar os princípios de conservação, transformação e transferência na preservação ambiental. Neste sentido, é preciso ampliar a compreensão conceitual dos estudantes, para que participem de maneira mais ativa na construção de soluções demandadas pelos problemas ambientais. |
id |
UNISUL-4_44435fec6ee4f5950400f3875ae5626e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/75 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médioDesenvolvimento de currículoFormação de professoresEnsino-aprendizagemEducação BásicaAs Ciências da Natureza, como área de conhecimento do Ensino Médio, vem sendo questionadas quanto aos conhecimentos produzidos, aos conceitos abordados durante a vivência escolar e as metodologias de ensino. Propostas metodológicas interdisciplinares envolvendo alguns conceitos científicos são foco de debate em grupos de pesquisa de educação nas ciências. Energia é um tema do ensino de Biologia, Física e Química, cujo significado parece diferenciar-se em cada área, o que pode criar obstáculos epistemológicos na aprendizagem dos estudantes. Para identificar as diferenças, realizou-se uma pesquisa nos seis livros didáticos destas disciplinas mais citados pelos professores de 12 escolas, da microrregião de Ijuí-RS. Essa análise revelou conceituações fragmentadas, diversificadas e distanciadas, como se cada área fosse “dona de uma energia” própria. No contexto mundial, o estudo da energia é fundamental, na Educação Básica, para uma formação cidadã crítica, pois o seu manejo pelos seres humanos precisa considerar os princípios de conservação, transformação e transferência na preservação ambiental. Neste sentido, é preciso ampliar a compreensão conceitual dos estudantes, para que participem de maneira mais ativa na construção de soluções demandadas pelos problemas ambientais.Universidade do Sul de Santa Catarina2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/7510.19177/prppge.v2e320091-13Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 2 n. 3 (2009); 1-132179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75/81Araújo, Maria Cristina Pansera deNonenmacher, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-15T13:44:11Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/75Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-15T13:44:11Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio |
title |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio |
spellingShingle |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio Araújo, Maria Cristina Pansera de Desenvolvimento de currículo Formação de professores Ensino-aprendizagem Educação Básica |
title_short |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio |
title_full |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio |
title_fullStr |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio |
title_sort |
Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio |
author |
Araújo, Maria Cristina Pansera de |
author_facet |
Araújo, Maria Cristina Pansera de Nonenmacher, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Nonenmacher, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Maria Cristina Pansera de Nonenmacher, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de currículo Formação de professores Ensino-aprendizagem Educação Básica |
topic |
Desenvolvimento de currículo Formação de professores Ensino-aprendizagem Educação Básica |
description |
As Ciências da Natureza, como área de conhecimento do Ensino Médio, vem sendo questionadas quanto aos conhecimentos produzidos, aos conceitos abordados durante a vivência escolar e as metodologias de ensino. Propostas metodológicas interdisciplinares envolvendo alguns conceitos científicos são foco de debate em grupos de pesquisa de educação nas ciências. Energia é um tema do ensino de Biologia, Física e Química, cujo significado parece diferenciar-se em cada área, o que pode criar obstáculos epistemológicos na aprendizagem dos estudantes. Para identificar as diferenças, realizou-se uma pesquisa nos seis livros didáticos destas disciplinas mais citados pelos professores de 12 escolas, da microrregião de Ijuí-RS. Essa análise revelou conceituações fragmentadas, diversificadas e distanciadas, como se cada área fosse “dona de uma energia” própria. No contexto mundial, o estudo da energia é fundamental, na Educação Básica, para uma formação cidadã crítica, pois o seu manejo pelos seres humanos precisa considerar os princípios de conservação, transformação e transferência na preservação ambiental. Neste sentido, é preciso ampliar a compreensão conceitual dos estudantes, para que participem de maneira mais ativa na construção de soluções demandadas pelos problemas ambientais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75 10.19177/prppge.v2e320091-13 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v2e320091-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/75/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 2 n. 3 (2009); 1-13 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218746488356864 |