O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisco das Chagas Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Silvia Helena dos Santos Costa e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3094
Resumo: Este artigo se situa no campo de estudo das políticas para a Educação Superior, tendo como enfoque o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no IFPB, Campus João Pessoa. Dois objetivos orientam a discussão: investigar a criação desse curso, em 2007, tomando como referências as políticas voltadas para a educação no início deste século; e analisar o projeto pedagógico desse curso, tendo como base as discussões sobre a necessidade de um enfoque humanístico na formação do engenheiro para o século XXI. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental, constatamos que a matriz curricular do curso de Engenharia Elétrica do IFPB tem pouquíssima abertura às ciências humanas, apesar de no projeto pedagógico desse curso estar manifesto o seu compromisso em formar um engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. 
id UNISUL-4_456fd6ba3bc51b961eac3e0c790d2e85
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3094
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICAEducação SuperiorEnsino de engenhariaFormação profissionalCurrículo.Este artigo se situa no campo de estudo das políticas para a Educação Superior, tendo como enfoque o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no IFPB, Campus João Pessoa. Dois objetivos orientam a discussão: investigar a criação desse curso, em 2007, tomando como referências as políticas voltadas para a educação no início deste século; e analisar o projeto pedagógico desse curso, tendo como base as discussões sobre a necessidade de um enfoque humanístico na formação do engenheiro para o século XXI. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental, constatamos que a matriz curricular do curso de Engenharia Elétrica do IFPB tem pouquíssima abertura às ciências humanas, apesar de no projeto pedagógico desse curso estar manifesto o seu compromisso em formar um engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Universidade do Sul de Santa Catarina2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/309410.19177/prppge.v9e162015280-296Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 9 n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?; 280-2962179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3094/2464Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Francisco das Chagas SilvaSilva, Silvia Helena dos Santos Costa e2016-08-02T12:02:21Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3094Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-08-02T12:02:21Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
title O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
spellingShingle O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
Souza, Francisco das Chagas Silva
Educação Superior
Ensino de engenharia
Formação profissional
Currículo.
title_short O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
title_full O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
title_fullStr O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
title_full_unstemmed O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
title_sort O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
author Souza, Francisco das Chagas Silva
author_facet Souza, Francisco das Chagas Silva
Silva, Silvia Helena dos Santos Costa e
author_role author
author2 Silva, Silvia Helena dos Santos Costa e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisco das Chagas Silva
Silva, Silvia Helena dos Santos Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Ensino de engenharia
Formação profissional
Currículo.
topic Educação Superior
Ensino de engenharia
Formação profissional
Currículo.
description Este artigo se situa no campo de estudo das políticas para a Educação Superior, tendo como enfoque o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no IFPB, Campus João Pessoa. Dois objetivos orientam a discussão: investigar a criação desse curso, em 2007, tomando como referências as políticas voltadas para a educação no início deste século; e analisar o projeto pedagógico desse curso, tendo como base as discussões sobre a necessidade de um enfoque humanístico na formação do engenheiro para o século XXI. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental, constatamos que a matriz curricular do curso de Engenharia Elétrica do IFPB tem pouquíssima abertura às ciências humanas, apesar de no projeto pedagógico desse curso estar manifesto o seu compromisso em formar um engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3094
10.19177/prppge.v9e162015280-296
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3094
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v9e162015280-296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3094/2464
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 9 n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?; 280-296
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218747704705024