PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238 |
Resumo: | Esse ensaio teve como objetivo lançar reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem à luz do paradigma construtivista, definindo-se como escopo a expectativa de sua repercussão sobre a prática pedagógica. Qualitativa, essa pesquisa enquadra-se como bibliográfica, em razão das características do campo, a produção bibliográfica sobre o tema, e a natureza da comunicação científica. A análise empreendida indica consenso e convergência em direção ao reconhecimento do valor pedagógico do referencial explicativo, inobstante se admita restrições e desafios de aplicação. |
id |
UNIT-2_0949913a875fa03057d8308697b5841e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3238 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTAConstrutivismoEnsino-aprendizagemPedagogiaEsse ensaio teve como objetivo lançar reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem à luz do paradigma construtivista, definindo-se como escopo a expectativa de sua repercussão sobre a prática pedagógica. Qualitativa, essa pesquisa enquadra-se como bibliográfica, em razão das características do campo, a produção bibliográfica sobre o tema, e a natureza da comunicação científica. A análise empreendida indica consenso e convergência em direção ao reconhecimento do valor pedagógico do referencial explicativo, inobstante se admita restrições e desafios de aplicação. Editora Universitária Tiradentes2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica; Revisão teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/323810.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 65-742316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238/2329Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Yumara LúciaManzi, Suely Maria Silva2020-11-18T21:07:18Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3238Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.012203Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA |
title |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA |
spellingShingle |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA Vasconcelos, Yumara Lúcia Construtivismo Ensino-aprendizagem Pedagogia |
title_short |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA |
title_full |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA |
title_fullStr |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA |
title_full_unstemmed |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA |
title_sort |
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA |
author |
Vasconcelos, Yumara Lúcia |
author_facet |
Vasconcelos, Yumara Lúcia Manzi, Suely Maria Silva |
author_role |
author |
author2 |
Manzi, Suely Maria Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Yumara Lúcia Manzi, Suely Maria Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Ensino-aprendizagem Pedagogia |
topic |
Construtivismo Ensino-aprendizagem Pedagogia |
description |
Esse ensaio teve como objetivo lançar reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem à luz do paradigma construtivista, definindo-se como escopo a expectativa de sua repercussão sobre a prática pedagógica. Qualitativa, essa pesquisa enquadra-se como bibliográfica, em razão das características do campo, a produção bibliográfica sobre o tema, e a natureza da comunicação científica. A análise empreendida indica consenso e convergência em direção ao reconhecimento do valor pedagógico do referencial explicativo, inobstante se admita restrições e desafios de aplicação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica; Revisão teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238 10.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3238/2329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 65-74 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v5n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613806129152 |