DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Cibele Krause
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3025
Resumo:  Este trabalho tem como objetivo responder a seguintepergunta: os textos reguladores desenvolvidos sobreo ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras noBrasil contemplam as realidades multilíngues ou a diversidadelinguística? Para tentar respondê-la, apresentamos,neste estudo, um panorama a respeito decomo os documentos norteadores de políticas para oensino de línguas no Brasil, publicados entre 2000 a2008, abordaram esta temática. Esta leitura tem porbase os postulados de Bourdieu (2008), o qual tratasobre a produção e reprodução de uma língua legítima.Percebe-se que, embora a discussão sobre a diversidadelinguística e multilinguismo apareça nostextos reguladores mais recentes, estes conceitosainda não estão plenamente incorporados aos grandesdebates a respeito do ensino de línguas no Brasil.
id UNIT-2_1467e493b05d85e31eb27bfda8eff529
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3025
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL Este trabalho tem como objetivo responder a seguintepergunta: os textos reguladores desenvolvidos sobreo ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras noBrasil contemplam as realidades multilíngues ou a diversidadelinguística? Para tentar respondê-la, apresentamos,neste estudo, um panorama a respeito decomo os documentos norteadores de políticas para oensino de línguas no Brasil, publicados entre 2000 a2008, abordaram esta temática. Esta leitura tem porbase os postulados de Bourdieu (2008), o qual tratasobre a produção e reprodução de uma língua legítima.Percebe-se que, embora a discussão sobre a diversidadelinguística e multilinguismo apareça nostextos reguladores mais recentes, estes conceitosainda não estão plenamente incorporados aos grandesdebates a respeito do ensino de línguas no Brasil.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302510.17564/2316-3828.2016v4n2p43-58EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 43-582316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3025/1642Lemke, Cibele Krauseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:28:14Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3025Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.529669Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
title DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
spellingShingle DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
Lemke, Cibele Krause
title_short DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
title_full DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
title_fullStr DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
title_full_unstemmed DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
title_sort DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
author Lemke, Cibele Krause
author_facet Lemke, Cibele Krause
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke, Cibele Krause
description  Este trabalho tem como objetivo responder a seguintepergunta: os textos reguladores desenvolvidos sobreo ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras noBrasil contemplam as realidades multilíngues ou a diversidadelinguística? Para tentar respondê-la, apresentamos,neste estudo, um panorama a respeito decomo os documentos norteadores de políticas para oensino de línguas no Brasil, publicados entre 2000 a2008, abordaram esta temática. Esta leitura tem porbase os postulados de Bourdieu (2008), o qual tratasobre a produção e reprodução de uma língua legítima.Percebe-se que, embora a discussão sobre a diversidadelinguística e multilinguismo apareça nostextos reguladores mais recentes, estes conceitosainda não estão plenamente incorporados aos grandesdebates a respeito do ensino de línguas no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3025
10.17564/2316-3828.2016v4n2p43-58
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3025
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v4n2p43-58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3025/1642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 43-58
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v4n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613405573120