DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3025 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo responder a seguintepergunta: os textos reguladores desenvolvidos sobreo ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras noBrasil contemplam as realidades multilíngues ou a diversidadelinguística? Para tentar respondê-la, apresentamos,neste estudo, um panorama a respeito decomo os documentos norteadores de políticas para oensino de línguas no Brasil, publicados entre 2000 a2008, abordaram esta temática. Esta leitura tem porbase os postulados de Bourdieu (2008), o qual tratasobre a produção e reprodução de uma língua legítima.Percebe-se que, embora a discussão sobre a diversidadelinguística e multilinguismo apareça nostextos reguladores mais recentes, estes conceitosainda não estão plenamente incorporados aos grandesdebates a respeito do ensino de línguas no Brasil. |
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DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL Este trabalho tem como objetivo responder a seguintepergunta: os textos reguladores desenvolvidos sobreo ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras noBrasil contemplam as realidades multilíngues ou a diversidadelinguística? Para tentar respondê-la, apresentamos,neste estudo, um panorama a respeito decomo os documentos norteadores de políticas para oensino de línguas no Brasil, publicados entre 2000 a2008, abordaram esta temática. Esta leitura tem porbase os postulados de Bourdieu (2008), o qual tratasobre a produção e reprodução de uma língua legítima.Percebe-se que, embora a discussão sobre a diversidadelinguística e multilinguismo apareça nostextos reguladores mais recentes, estes conceitosainda não estão plenamente incorporados aos grandesdebates a respeito do ensino de línguas no Brasil.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302510.17564/2316-3828.2016v4n2p43-58EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 43-582316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3025/1642Lemke, Cibele Krauseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:28:14Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3025Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.529669Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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