REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345 |
Resumo: | Este estudo busca evidenciar o portfólio como importante instrumento de avaliação da aprendizagem de estudantes em qualquer nível de ensino. Objetivou-se trazer elementos teóricos para uma problematização do portfólio como instrumento avaliativo. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho teórico e descritivo, que percorreu algumas discussões sobre os processos da avaliação tradicional, bem como considerações sobre o emprego do portfólio nos processos educacionais. A partir disso, pôde-se apontar algumas dificuldades que se apresentam na adoção deste instrumento, como a falta de envolvimento dos discentes e sobrecarga dos docentes. Contudo, os resultados também demonstraram o potencial desse instrumento para o estímulo da consciência reflexiva e autonomia do estudante sobre seu próprio aprendizado. Concluiu-se que o portfólio traz a possibilidade de uma avaliação crítica, formativa e potencializadora da própria aprendizagem. |
id |
UNIT-2_21adffdb97276c73a83d8a80417e3c1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9345 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMAvaliação. Educação. Portfólio.Este estudo busca evidenciar o portfólio como importante instrumento de avaliação da aprendizagem de estudantes em qualquer nível de ensino. Objetivou-se trazer elementos teóricos para uma problematização do portfólio como instrumento avaliativo. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho teórico e descritivo, que percorreu algumas discussões sobre os processos da avaliação tradicional, bem como considerações sobre o emprego do portfólio nos processos educacionais. A partir disso, pôde-se apontar algumas dificuldades que se apresentam na adoção deste instrumento, como a falta de envolvimento dos discentes e sobrecarga dos docentes. Contudo, os resultados também demonstraram o potencial desse instrumento para o estímulo da consciência reflexiva e autonomia do estudante sobre seu próprio aprendizado. Concluiu-se que o portfólio traz a possibilidade de uma avaliação crítica, formativa e potencializadora da própria aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 23-372316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345/5548Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNass, Isabelle RittesZucolotto, Marcele Pereira da Rosa2024-04-29T15:05:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9345Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:05:36Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Nass, Isabelle Rittes Avaliação. Educação. Portfólio. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
author |
Nass, Isabelle Rittes |
author_facet |
Nass, Isabelle Rittes Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nass, Isabelle Rittes Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Educação. Portfólio. |
topic |
Avaliação. Educação. Portfólio. |
description |
Este estudo busca evidenciar o portfólio como importante instrumento de avaliação da aprendizagem de estudantes em qualquer nível de ensino. Objetivou-se trazer elementos teóricos para uma problematização do portfólio como instrumento avaliativo. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho teórico e descritivo, que percorreu algumas discussões sobre os processos da avaliação tradicional, bem como considerações sobre o emprego do portfólio nos processos educacionais. A partir disso, pôde-se apontar algumas dificuldades que se apresentam na adoção deste instrumento, como a falta de envolvimento dos discentes e sobrecarga dos docentes. Contudo, os resultados também demonstraram o potencial desse instrumento para o estímulo da consciência reflexiva e autonomia do estudante sobre seu próprio aprendizado. Concluiu-se que o portfólio traz a possibilidade de uma avaliação crítica, formativa e potencializadora da própria aprendizagem. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345/5548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 23-37 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2024v12n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612754407424 |