REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nass, Isabelle Rittes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345
Resumo: Este estudo busca evidenciar o portfólio como importante instrumento de avaliação da aprendizagem de estudantes em qualquer nível de ensino. Objetivou-se trazer elementos teóricos para uma problematização do portfólio como instrumento avaliativo. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho teórico e descritivo, que percorreu algumas discussões sobre os processos da avaliação tradicional, bem como considerações sobre o emprego do portfólio nos processos educacionais. A partir disso, pôde-se apontar algumas dificuldades que se apresentam na adoção deste instrumento, como a falta de envolvimento dos discentes e sobrecarga dos docentes. Contudo, os resultados também demonstraram o potencial desse instrumento para o estímulo da consciência reflexiva e autonomia do estudante sobre seu próprio aprendizado. Concluiu-se que o portfólio traz a possibilidade de uma avaliação crítica, formativa e potencializadora da própria aprendizagem.
id UNIT-2_21adffdb97276c73a83d8a80417e3c1f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9345
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMAvaliação. Educação. Portfólio.Este estudo busca evidenciar o portfólio como importante instrumento de avaliação da aprendizagem de estudantes em qualquer nível de ensino. Objetivou-se trazer elementos teóricos para uma problematização do portfólio como instrumento avaliativo. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho teórico e descritivo, que percorreu algumas discussões sobre os processos da avaliação tradicional, bem como considerações sobre o emprego do portfólio nos processos educacionais. A partir disso, pôde-se apontar algumas dificuldades que se apresentam na adoção deste instrumento, como a falta de envolvimento dos discentes e sobrecarga dos docentes. Contudo, os resultados também demonstraram o potencial desse instrumento para o estímulo da consciência reflexiva e autonomia do estudante sobre seu próprio aprendizado. Concluiu-se que o portfólio traz a possibilidade de uma avaliação crítica, formativa e potencializadora da própria aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 23-372316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345/5548Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNass, Isabelle RittesZucolotto, Marcele Pereira da Rosa2024-04-29T15:05:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9345Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:05:36Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Nass, Isabelle Rittes
Avaliação. Educação. Portfólio.
title_short REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title_full REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
title_sort REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
author Nass, Isabelle Rittes
author_facet Nass, Isabelle Rittes
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
author_role author
author2 Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nass, Isabelle Rittes
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Educação. Portfólio.
topic Avaliação. Educação. Portfólio.
description Este estudo busca evidenciar o portfólio como importante instrumento de avaliação da aprendizagem de estudantes em qualquer nível de ensino. Objetivou-se trazer elementos teóricos para uma problematização do portfólio como instrumento avaliativo. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho teórico e descritivo, que percorreu algumas discussões sobre os processos da avaliação tradicional, bem como considerações sobre o emprego do portfólio nos processos educacionais. A partir disso, pôde-se apontar algumas dificuldades que se apresentam na adoção deste instrumento, como a falta de envolvimento dos discentes e sobrecarga dos docentes. Contudo, os resultados também demonstraram o potencial desse instrumento para o estímulo da consciência reflexiva e autonomia do estudante sobre seu próprio aprendizado. Concluiu-se que o portfólio traz a possibilidade de uma avaliação crítica, formativa e potencializadora da própria aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9345/5548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 23-37
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2024v12n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612754407424