Os tests no cenário da pedagogia científica e a matematização da pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassinello, Ieda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1978
Resumo: Esta pesquisa analisa as transformações ocorridas no cotidiano escolar a partir da aplicação de testes psicológicos em uma época em que esteve em voga a chamada Pedagogia Científica. Aponta Manoel Bergström Lourenço Filho como protagonista de uma pedagogia científica, ao desenvolver os Testes ABC: para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. A obra orientou a organização das turmas escolares em classes homogêneas e permitiu pensar em novas práticas pedagógicas. Esse processo evidenciou a matematização da pedagogia, caracterizada pela técnica de mensuração; de avalições escolares estandardizadas; de dados quantitativos ou estatísticos. Particularmente, será analisado o impacto dos Testes ABC na constituição dos testes pedagógicos para avaliação do ensino de matemática, sob o ferramental teórico e metodológico da História Cultural. Como conclusões, a pesquisa apontará representações construídas no âmbito de uma matematização da pedagogia que se fizeram presentes até os dias atuais como, por exemplo, a homogeneização entre os alunos e avaliações divididas em níveis de dificuldade.
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