ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Rosângela Luz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Anjos, Raquel Maciel Paulo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494
Resumo: Este artigo apresenta práticas de uma pesquisa em educação desenvolvida entre julho e dezembro de 2019 que se moveu no sentido de pensar a docência em Filosofia e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública do município de Lauro de Freitas, Bahia. A justificativa toma por referência a necessidade de propor rotas de fuga e resistência para a crise na educação pública no atual cenário de implantação da BNCC que trouxe para o currículo do EF da rede de ensino de Lauro de Freitas riscos, entre eles o de desregulamentação da disciplina e, por conseguinte, da docência em Filosofia, tanto no concerne a oferta, quanto na possibilidade de esta ver-se submetida ao conteúdo de ensino religioso. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa e por procedimento adotou-se a criação de um Ateliê de Filosofia e Artes na escola. Participaram da experiência 37 estudantes dos anos finais do EF, com idade entre 11 e 16 anos, por livre adesão e mediante inscrição online em um formulário alojado no Google Drive. A criação do ateliê seguiu o conceito de experiência proposto por Larrosa (2008) o qual exigiu, dos atos de ensinar e conhecer, implicação de professor e estudantes. Como resultado, observamos que o Ateliê funcionou como plataforma de experiências diversas daquelas vividas na rotina escolar, afirmando o valor da Filosofia na educação básica para a produção de sentidos e usos novos para a educação escolar.
id UNIT-2_3e7394a68f5d4a1d720bce23f9ce5ea4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8494
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIAEnsino FundamentalDocênciaFilosofiaAteliêArtes.Este artigo apresenta práticas de uma pesquisa em educação desenvolvida entre julho e dezembro de 2019 que se moveu no sentido de pensar a docência em Filosofia e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública do município de Lauro de Freitas, Bahia. A justificativa toma por referência a necessidade de propor rotas de fuga e resistência para a crise na educação pública no atual cenário de implantação da BNCC que trouxe para o currículo do EF da rede de ensino de Lauro de Freitas riscos, entre eles o de desregulamentação da disciplina e, por conseguinte, da docência em Filosofia, tanto no concerne a oferta, quanto na possibilidade de esta ver-se submetida ao conteúdo de ensino religioso. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa e por procedimento adotou-se a criação de um Ateliê de Filosofia e Artes na escola. Participaram da experiência 37 estudantes dos anos finais do EF, com idade entre 11 e 16 anos, por livre adesão e mediante inscrição online em um formulário alojado no Google Drive. A criação do ateliê seguiu o conceito de experiência proposto por Larrosa (2008) o qual exigiu, dos atos de ensinar e conhecer, implicação de professor e estudantes. Como resultado, observamos que o Ateliê funcionou como plataforma de experiências diversas daquelas vividas na rotina escolar, afirmando o valor da Filosofia na educação básica para a produção de sentidos e usos novos para a educação escolar.Editora Universitária Tiradentes2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Aplicada em Educaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/849410.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 47-622316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494/4505Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Rosângela LuzAnjos, Raquel Maciel Paulo dos2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8494Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.360578Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
title ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
spellingShingle ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
Matos, Rosângela Luz
Ensino Fundamental
Docência
Filosofia
Ateliê
Artes.
title_short ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
title_full ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
title_fullStr ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
title_full_unstemmed ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
title_sort ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
author Matos, Rosângela Luz
author_facet Matos, Rosângela Luz
Anjos, Raquel Maciel Paulo dos
author_role author
author2 Anjos, Raquel Maciel Paulo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Rosângela Luz
Anjos, Raquel Maciel Paulo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Docência
Filosofia
Ateliê
Artes.
topic Ensino Fundamental
Docência
Filosofia
Ateliê
Artes.
description Este artigo apresenta práticas de uma pesquisa em educação desenvolvida entre julho e dezembro de 2019 que se moveu no sentido de pensar a docência em Filosofia e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública do município de Lauro de Freitas, Bahia. A justificativa toma por referência a necessidade de propor rotas de fuga e resistência para a crise na educação pública no atual cenário de implantação da BNCC que trouxe para o currículo do EF da rede de ensino de Lauro de Freitas riscos, entre eles o de desregulamentação da disciplina e, por conseguinte, da docência em Filosofia, tanto no concerne a oferta, quanto na possibilidade de esta ver-se submetida ao conteúdo de ensino religioso. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa e por procedimento adotou-se a criação de um Ateliê de Filosofia e Artes na escola. Participaram da experiência 37 estudantes dos anos finais do EF, com idade entre 11 e 16 anos, por livre adesão e mediante inscrição online em um formulário alojado no Google Drive. A criação do ateliê seguiu o conceito de experiência proposto por Larrosa (2008) o qual exigiu, dos atos de ensinar e conhecer, implicação de professor e estudantes. Como resultado, observamos que o Ateliê funcionou como plataforma de experiências diversas daquelas vividas na rotina escolar, afirmando o valor da Filosofia na educação básica para a produção de sentidos e usos novos para a educação escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Aplicada em Educação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494
10.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494/4505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 47-62
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2021v10n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614854705152