ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494 |
Resumo: | Este artigo apresenta práticas de uma pesquisa em educação desenvolvida entre julho e dezembro de 2019 que se moveu no sentido de pensar a docência em Filosofia e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública do município de Lauro de Freitas, Bahia. A justificativa toma por referência a necessidade de propor rotas de fuga e resistência para a crise na educação pública no atual cenário de implantação da BNCC que trouxe para o currículo do EF da rede de ensino de Lauro de Freitas riscos, entre eles o de desregulamentação da disciplina e, por conseguinte, da docência em Filosofia, tanto no concerne a oferta, quanto na possibilidade de esta ver-se submetida ao conteúdo de ensino religioso. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa e por procedimento adotou-se a criação de um Ateliê de Filosofia e Artes na escola. Participaram da experiência 37 estudantes dos anos finais do EF, com idade entre 11 e 16 anos, por livre adesão e mediante inscrição online em um formulário alojado no Google Drive. A criação do ateliê seguiu o conceito de experiência proposto por Larrosa (2008) o qual exigiu, dos atos de ensinar e conhecer, implicação de professor e estudantes. Como resultado, observamos que o Ateliê funcionou como plataforma de experiências diversas daquelas vividas na rotina escolar, afirmando o valor da Filosofia na educação básica para a produção de sentidos e usos novos para a educação escolar. |
id |
UNIT-2_3e7394a68f5d4a1d720bce23f9ce5ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8494 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIAEnsino FundamentalDocênciaFilosofiaAteliêArtes.Este artigo apresenta práticas de uma pesquisa em educação desenvolvida entre julho e dezembro de 2019 que se moveu no sentido de pensar a docência em Filosofia e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública do município de Lauro de Freitas, Bahia. A justificativa toma por referência a necessidade de propor rotas de fuga e resistência para a crise na educação pública no atual cenário de implantação da BNCC que trouxe para o currículo do EF da rede de ensino de Lauro de Freitas riscos, entre eles o de desregulamentação da disciplina e, por conseguinte, da docência em Filosofia, tanto no concerne a oferta, quanto na possibilidade de esta ver-se submetida ao conteúdo de ensino religioso. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa e por procedimento adotou-se a criação de um Ateliê de Filosofia e Artes na escola. Participaram da experiência 37 estudantes dos anos finais do EF, com idade entre 11 e 16 anos, por livre adesão e mediante inscrição online em um formulário alojado no Google Drive. A criação do ateliê seguiu o conceito de experiência proposto por Larrosa (2008) o qual exigiu, dos atos de ensinar e conhecer, implicação de professor e estudantes. Como resultado, observamos que o Ateliê funcionou como plataforma de experiências diversas daquelas vividas na rotina escolar, afirmando o valor da Filosofia na educação básica para a produção de sentidos e usos novos para a educação escolar.Editora Universitária Tiradentes2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Aplicada em Educaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/849410.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 47-622316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494/4505Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Rosângela LuzAnjos, Raquel Maciel Paulo dos2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8494Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.360578Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA |
title |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA |
spellingShingle |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA Matos, Rosângela Luz Ensino Fundamental Docência Filosofia Ateliê Artes. |
title_short |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA |
title_full |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA |
title_fullStr |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA |
title_full_unstemmed |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA |
title_sort |
ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA |
author |
Matos, Rosângela Luz |
author_facet |
Matos, Rosângela Luz Anjos, Raquel Maciel Paulo dos |
author_role |
author |
author2 |
Anjos, Raquel Maciel Paulo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Rosângela Luz Anjos, Raquel Maciel Paulo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Docência Filosofia Ateliê Artes. |
topic |
Ensino Fundamental Docência Filosofia Ateliê Artes. |
description |
Este artigo apresenta práticas de uma pesquisa em educação desenvolvida entre julho e dezembro de 2019 que se moveu no sentido de pensar a docência em Filosofia e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública do município de Lauro de Freitas, Bahia. A justificativa toma por referência a necessidade de propor rotas de fuga e resistência para a crise na educação pública no atual cenário de implantação da BNCC que trouxe para o currículo do EF da rede de ensino de Lauro de Freitas riscos, entre eles o de desregulamentação da disciplina e, por conseguinte, da docência em Filosofia, tanto no concerne a oferta, quanto na possibilidade de esta ver-se submetida ao conteúdo de ensino religioso. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa e por procedimento adotou-se a criação de um Ateliê de Filosofia e Artes na escola. Participaram da experiência 37 estudantes dos anos finais do EF, com idade entre 11 e 16 anos, por livre adesão e mediante inscrição online em um formulário alojado no Google Drive. A criação do ateliê seguiu o conceito de experiência proposto por Larrosa (2008) o qual exigiu, dos atos de ensinar e conhecer, implicação de professor e estudantes. Como resultado, observamos que o Ateliê funcionou como plataforma de experiências diversas daquelas vividas na rotina escolar, afirmando o valor da Filosofia na educação básica para a produção de sentidos e usos novos para a educação escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Aplicada em Educação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494 10.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8494/4505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 47-62 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2021v10n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614854705152 |