DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248 |
Resumo: | Este artigo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e apresenta o significado histórico do conceito de gestão democrática no contexto brasileiro recente, vinculando-o à concepção de exercício da cidadania, e expõe também, os avanços da administração científica no contexto empresarial mundial, com enfoque no modelo de gestão participativa e sua busca de superar os modelos de gestão autoritários, implementando experiências bem sucedidas, pautadas na participação, revelando assim, um diferencial que permite maior competitividade, diante dos novos paradigmas impostos pela realidade atual. Após analisar estas duas realidades, sem fazer analogias, mas, considerando os aspectos positivos vislumbrados e implementados por ambas, identifica-se pontos de diálogo que permitem a troca de saberes, constatando-se que, a partir das ações praticadas na busca da participação e comprometimento efetivo de todos, embora com objetivos diferentes, tanto a gestão e docência democrática, quanto a gestão empresarial participativa, comprometem-se com o desenvolvimento das pessoas, instaurando processos de aprendizagem e contribuem, portanto, para a implantação e fortalecimento desta cultura na sociedade. |
id |
UNIT-2_72537311401cbfc0b3d209b1dfcf58ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4248 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVAParticipaçãoGestãoEducaçãoEste artigo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e apresenta o significado histórico do conceito de gestão democrática no contexto brasileiro recente, vinculando-o à concepção de exercício da cidadania, e expõe também, os avanços da administração científica no contexto empresarial mundial, com enfoque no modelo de gestão participativa e sua busca de superar os modelos de gestão autoritários, implementando experiências bem sucedidas, pautadas na participação, revelando assim, um diferencial que permite maior competitividade, diante dos novos paradigmas impostos pela realidade atual. Após analisar estas duas realidades, sem fazer analogias, mas, considerando os aspectos positivos vislumbrados e implementados por ambas, identifica-se pontos de diálogo que permitem a troca de saberes, constatando-se que, a partir das ações praticadas na busca da participação e comprometimento efetivo de todos, embora com objetivos diferentes, tanto a gestão e docência democrática, quanto a gestão empresarial participativa, comprometem-se com o desenvolvimento das pessoas, instaurando processos de aprendizagem e contribuem, portanto, para a implantação e fortalecimento desta cultura na sociedade.Editora Universitária Tiradentes2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/424810.17564/2316-3828.2021v10n3p223-237EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 223-2372316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248/4614Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Marques, Victor Hugo de2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4248Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.763444Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA |
title |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA |
spellingShingle |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA Oliveira Marques, Victor Hugo de Participação Gestão Educação |
title_short |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA |
title_full |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA |
title_fullStr |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA |
title_full_unstemmed |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA |
title_sort |
DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA |
author |
Oliveira Marques, Victor Hugo de |
author_facet |
Oliveira Marques, Victor Hugo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Marques, Victor Hugo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Gestão Educação |
topic |
Participação Gestão Educação |
description |
Este artigo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e apresenta o significado histórico do conceito de gestão democrática no contexto brasileiro recente, vinculando-o à concepção de exercício da cidadania, e expõe também, os avanços da administração científica no contexto empresarial mundial, com enfoque no modelo de gestão participativa e sua busca de superar os modelos de gestão autoritários, implementando experiências bem sucedidas, pautadas na participação, revelando assim, um diferencial que permite maior competitividade, diante dos novos paradigmas impostos pela realidade atual. Após analisar estas duas realidades, sem fazer analogias, mas, considerando os aspectos positivos vislumbrados e implementados por ambas, identifica-se pontos de diálogo que permitem a troca de saberes, constatando-se que, a partir das ações praticadas na busca da participação e comprometimento efetivo de todos, embora com objetivos diferentes, tanto a gestão e docência democrática, quanto a gestão empresarial participativa, comprometem-se com o desenvolvimento das pessoas, instaurando processos de aprendizagem e contribuem, portanto, para a implantação e fortalecimento desta cultura na sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248 10.17564/2316-3828.2021v10n3p223-237 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2021v10n3p223-237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248/4614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 223-237 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2021v10n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613858557952 |