DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Marques, Victor Hugo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248
Resumo: Este artigo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e apresenta o significado histórico do conceito de gestão democrática no contexto brasileiro recente, vinculando-o à concepção de exercício da cidadania, e expõe também, os avanços da administração científica no contexto empresarial mundial, com enfoque no modelo de gestão participativa e sua busca de superar os modelos de gestão autoritários, implementando experiências bem sucedidas, pautadas na participação, revelando assim, um diferencial que permite maior competitividade, diante dos novos paradigmas impostos pela realidade atual. Após analisar estas duas realidades, sem fazer analogias, mas, considerando os aspectos positivos vislumbrados e implementados por ambas, identifica-se pontos de diálogo que permitem a troca de saberes, constatando-se que, a partir das ações praticadas na busca da participação e comprometimento efetivo de todos, embora com objetivos diferentes, tanto a gestão e docência democrática, quanto a gestão empresarial participativa, comprometem-se com o desenvolvimento das pessoas, instaurando processos de aprendizagem e contribuem, portanto, para a implantação e fortalecimento desta cultura na sociedade.
id UNIT-2_72537311401cbfc0b3d209b1dfcf58ab
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4248
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVAParticipaçãoGestãoEducaçãoEste artigo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e apresenta o significado histórico do conceito de gestão democrática no contexto brasileiro recente, vinculando-o à concepção de exercício da cidadania, e expõe também, os avanços da administração científica no contexto empresarial mundial, com enfoque no modelo de gestão participativa e sua busca de superar os modelos de gestão autoritários, implementando experiências bem sucedidas, pautadas na participação, revelando assim, um diferencial que permite maior competitividade, diante dos novos paradigmas impostos pela realidade atual. Após analisar estas duas realidades, sem fazer analogias, mas, considerando os aspectos positivos vislumbrados e implementados por ambas, identifica-se pontos de diálogo que permitem a troca de saberes, constatando-se que, a partir das ações praticadas na busca da participação e comprometimento efetivo de todos, embora com objetivos diferentes, tanto a gestão e docência democrática, quanto a gestão empresarial participativa, comprometem-se com o desenvolvimento das pessoas, instaurando processos de aprendizagem e contribuem, portanto, para a implantação e fortalecimento desta cultura na sociedade.Editora Universitária Tiradentes2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/424810.17564/2316-3828.2021v10n3p223-237EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 223-2372316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248/4614Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Marques, Victor Hugo de2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4248Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.763444Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
title DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
spellingShingle DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
Oliveira Marques, Victor Hugo de
Participação
Gestão
Educação
title_short DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
title_full DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
title_fullStr DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
title_full_unstemmed DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
title_sort DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA
author Oliveira Marques, Victor Hugo de
author_facet Oliveira Marques, Victor Hugo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Marques, Victor Hugo de
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Gestão
Educação
topic Participação
Gestão
Educação
description Este artigo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e apresenta o significado histórico do conceito de gestão democrática no contexto brasileiro recente, vinculando-o à concepção de exercício da cidadania, e expõe também, os avanços da administração científica no contexto empresarial mundial, com enfoque no modelo de gestão participativa e sua busca de superar os modelos de gestão autoritários, implementando experiências bem sucedidas, pautadas na participação, revelando assim, um diferencial que permite maior competitividade, diante dos novos paradigmas impostos pela realidade atual. Após analisar estas duas realidades, sem fazer analogias, mas, considerando os aspectos positivos vislumbrados e implementados por ambas, identifica-se pontos de diálogo que permitem a troca de saberes, constatando-se que, a partir das ações praticadas na busca da participação e comprometimento efetivo de todos, embora com objetivos diferentes, tanto a gestão e docência democrática, quanto a gestão empresarial participativa, comprometem-se com o desenvolvimento das pessoas, instaurando processos de aprendizagem e contribuem, portanto, para a implantação e fortalecimento desta cultura na sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248
10.17564/2316-3828.2021v10n3p223-237
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2021v10n3p223-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4248/4614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 223-237
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2021v10n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613858557952