DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Regina Aparecida Berardi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881
Resumo: Este artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a necessidade de construção de uma gestão escolar democrática, participativa, que exerça a autonomia, embora relativa, que lhe é atribuída. Para tanto, apoia-se na legislação vigente, bem como em estudos de diversos autores que desde a redemocratização do país, e a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, vêm se debruçando sobre esse tema. O texto narra também uma experiência na gestão de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Por fim, apresenta[1]se uma reflexão sobre a relevância da implantação do modelo de gestão democrático[1]participativo em todos os sistemas de ensino.
id USCS-2_90886a1891a683e8bc4d3aceba49ff95
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7881
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIAgestão demoacráticaparticipaçãoaprendizagem coletivaEste artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a necessidade de construção de uma gestão escolar democrática, participativa, que exerça a autonomia, embora relativa, que lhe é atribuída. Para tanto, apoia-se na legislação vigente, bem como em estudos de diversos autores que desde a redemocratização do país, e a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, vêm se debruçando sobre esse tema. O texto narra também uma experiência na gestão de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Por fim, apresenta[1]se uma reflexão sobre a relevância da implantação do modelo de gestão democrático[1]participativo em todos os sistemas de ensino.This article aims to contribute to the discussion on the need to (re)construct a democratic, participatory school management that exercises the autonomy, although relative, attributed to it. For that, it is based on the current legislation, as well as on studies by several authors who have been addressing this theme since the redemocratization of the country, and since the promulgation of the Federal Constitution of 1988. The text also narrates an experience in the management of a public school of the State School of São Paulo. Finally, a reflection is presented on the relevance of the implementation of the democratic-participatory management model in all education systems.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/788110.13037/rea-e.vol6n12.7881Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881/3639Copyright (c) 2022 Regina Aparecida Berardi Osóriohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOsório, Regina Aparecida Berardi2022-10-05T17:26:08Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/7881Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:08Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
spellingShingle DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Osório, Regina Aparecida Berardi
gestão demoacrática
participação
aprendizagem coletiva
title_short DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title_full DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title_fullStr DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
title_sort DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
author Osório, Regina Aparecida Berardi
author_facet Osório, Regina Aparecida Berardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, Regina Aparecida Berardi
dc.subject.por.fl_str_mv gestão demoacrática
participação
aprendizagem coletiva
topic gestão demoacrática
participação
aprendizagem coletiva
description Este artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a necessidade de construção de uma gestão escolar democrática, participativa, que exerça a autonomia, embora relativa, que lhe é atribuída. Para tanto, apoia-se na legislação vigente, bem como em estudos de diversos autores que desde a redemocratização do país, e a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, vêm se debruçando sobre esse tema. O texto narra também uma experiência na gestão de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Por fim, apresenta[1]se uma reflexão sobre a relevância da implantação do modelo de gestão democrático[1]participativo em todos os sistemas de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881
10.13037/rea-e.vol6n12.7881
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.7881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7881/3639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Regina Aparecida Berardi Osório
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Regina Aparecida Berardi Osório
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971344658432