AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Edméa Oliveira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317
Resumo: A conexão de celulares, tabletes e notebooks em rede possibilita novas formas de aprender e ensinar, fazendo com que a relação no processo de produção conhecimento seja tecido entre todos-todos. É nesse cenário sociotécnico emergente que a presente pesquisa-formação na cibercultura se situa. A pesquisa em tela aconteceu com cursistas da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia UERJ/CEDERJ/UAB a distância pela plataforma Moodle, em 2017.01. Nessa disciplina, arquitetamos aulas que servem de disparadores de narrativas, vídeos, sons e imagens produzidos com os/pelos cursistas. Neste relato de pesquisa, trouxemos a “Aula 3 – Práticas pedagógicas ubíquas: (re)criando e (re)pensando os espaçostempos da formação na cidade!”, que é inspirada na docência interativa em ambiências híbridas para a manifestações de autorias, e cujo objetivo é ampliar o repertório do(a)s cursistas em relação ao espaçostempos formativos online via dispositivos móveis. Essa aula está composta por fórum de discussão no Moodle, artigo científico, atividade prática de produção autoral na interface cidade-redes digitais e seu compartilhamento em grupos de discussão pela rede social Facebook. Do cotidiano pesquisado emergiu a noção de práticas de autorias partilhadas, que pode ser compreendida como uma ação de autorização do sujeito no fazer por si mesmo (autoria) e de compartilhar a autoria para um grupo (partilha). Essa prática possibilita cada um trocar “algo que sei e que criei” na rede de participantes da turma.
id UNIT-2_86e798bb02c43a4a75133a46cd12b3bb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5317
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAISMultirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura.A conexão de celulares, tabletes e notebooks em rede possibilita novas formas de aprender e ensinar, fazendo com que a relação no processo de produção conhecimento seja tecido entre todos-todos. É nesse cenário sociotécnico emergente que a presente pesquisa-formação na cibercultura se situa. A pesquisa em tela aconteceu com cursistas da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia UERJ/CEDERJ/UAB a distância pela plataforma Moodle, em 2017.01. Nessa disciplina, arquitetamos aulas que servem de disparadores de narrativas, vídeos, sons e imagens produzidos com os/pelos cursistas. Neste relato de pesquisa, trouxemos a “Aula 3 – Práticas pedagógicas ubíquas: (re)criando e (re)pensando os espaçostempos da formação na cidade!”, que é inspirada na docência interativa em ambiências híbridas para a manifestações de autorias, e cujo objetivo é ampliar o repertório do(a)s cursistas em relação ao espaçostempos formativos online via dispositivos móveis. Essa aula está composta por fórum de discussão no Moodle, artigo científico, atividade prática de produção autoral na interface cidade-redes digitais e seu compartilhamento em grupos de discussão pela rede social Facebook. Do cotidiano pesquisado emergiu a noção de práticas de autorias partilhadas, que pode ser compreendida como uma ação de autorização do sujeito no fazer por si mesmo (autoria) e de compartilhar a autoria para um grupo (partilha). Essa prática possibilita cada um trocar “algo que sei e que criei” na rede de participantes da turma.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/531710.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 29-402316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317/2846Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Felipe da Silva Ponte deSantos, Edméa Oliveira dos2020-11-18T20:47:33Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5317Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.119154Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
title AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
spellingShingle AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Multirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura.
title_short AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
title_full AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
title_fullStr AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
title_full_unstemmed AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
title_sort AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
author Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
author_facet Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Santos, Edméa Oliveira dos
author_role author
author2 Santos, Edméa Oliveira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Felipe da Silva Ponte de
Santos, Edméa Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Multirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura.
topic Multirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura.
description A conexão de celulares, tabletes e notebooks em rede possibilita novas formas de aprender e ensinar, fazendo com que a relação no processo de produção conhecimento seja tecido entre todos-todos. É nesse cenário sociotécnico emergente que a presente pesquisa-formação na cibercultura se situa. A pesquisa em tela aconteceu com cursistas da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia UERJ/CEDERJ/UAB a distância pela plataforma Moodle, em 2017.01. Nessa disciplina, arquitetamos aulas que servem de disparadores de narrativas, vídeos, sons e imagens produzidos com os/pelos cursistas. Neste relato de pesquisa, trouxemos a “Aula 3 – Práticas pedagógicas ubíquas: (re)criando e (re)pensando os espaçostempos da formação na cidade!”, que é inspirada na docência interativa em ambiências híbridas para a manifestações de autorias, e cujo objetivo é ampliar o repertório do(a)s cursistas em relação ao espaçostempos formativos online via dispositivos móveis. Essa aula está composta por fórum de discussão no Moodle, artigo científico, atividade prática de produção autoral na interface cidade-redes digitais e seu compartilhamento em grupos de discussão pela rede social Facebook. Do cotidiano pesquisado emergiu a noção de práticas de autorias partilhadas, que pode ser compreendida como uma ação de autorização do sujeito no fazer por si mesmo (autoria) e de compartilhar a autoria para um grupo (partilha). Essa prática possibilita cada um trocar “algo que sei e que criei” na rede de participantes da turma.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317
10.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317/2846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 29-40
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v6n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614301057024