AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317 |
Resumo: | A conexão de celulares, tabletes e notebooks em rede possibilita novas formas de aprender e ensinar, fazendo com que a relação no processo de produção conhecimento seja tecido entre todos-todos. É nesse cenário sociotécnico emergente que a presente pesquisa-formação na cibercultura se situa. A pesquisa em tela aconteceu com cursistas da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia UERJ/CEDERJ/UAB a distância pela plataforma Moodle, em 2017.01. Nessa disciplina, arquitetamos aulas que servem de disparadores de narrativas, vídeos, sons e imagens produzidos com os/pelos cursistas. Neste relato de pesquisa, trouxemos a “Aula 3 – Práticas pedagógicas ubíquas: (re)criando e (re)pensando os espaçostempos da formação na cidade!”, que é inspirada na docência interativa em ambiências híbridas para a manifestações de autorias, e cujo objetivo é ampliar o repertório do(a)s cursistas em relação ao espaçostempos formativos online via dispositivos móveis. Essa aula está composta por fórum de discussão no Moodle, artigo científico, atividade prática de produção autoral na interface cidade-redes digitais e seu compartilhamento em grupos de discussão pela rede social Facebook. Do cotidiano pesquisado emergiu a noção de práticas de autorias partilhadas, que pode ser compreendida como uma ação de autorização do sujeito no fazer por si mesmo (autoria) e de compartilhar a autoria para um grupo (partilha). Essa prática possibilita cada um trocar “algo que sei e que criei” na rede de participantes da turma. |
id |
UNIT-2_86e798bb02c43a4a75133a46cd12b3bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5317 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAISMultirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura.A conexão de celulares, tabletes e notebooks em rede possibilita novas formas de aprender e ensinar, fazendo com que a relação no processo de produção conhecimento seja tecido entre todos-todos. É nesse cenário sociotécnico emergente que a presente pesquisa-formação na cibercultura se situa. A pesquisa em tela aconteceu com cursistas da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia UERJ/CEDERJ/UAB a distância pela plataforma Moodle, em 2017.01. Nessa disciplina, arquitetamos aulas que servem de disparadores de narrativas, vídeos, sons e imagens produzidos com os/pelos cursistas. Neste relato de pesquisa, trouxemos a “Aula 3 – Práticas pedagógicas ubíquas: (re)criando e (re)pensando os espaçostempos da formação na cidade!”, que é inspirada na docência interativa em ambiências híbridas para a manifestações de autorias, e cujo objetivo é ampliar o repertório do(a)s cursistas em relação ao espaçostempos formativos online via dispositivos móveis. Essa aula está composta por fórum de discussão no Moodle, artigo científico, atividade prática de produção autoral na interface cidade-redes digitais e seu compartilhamento em grupos de discussão pela rede social Facebook. Do cotidiano pesquisado emergiu a noção de práticas de autorias partilhadas, que pode ser compreendida como uma ação de autorização do sujeito no fazer por si mesmo (autoria) e de compartilhar a autoria para um grupo (partilha). Essa prática possibilita cada um trocar “algo que sei e que criei” na rede de participantes da turma.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/531710.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 29-402316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317/2846Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Felipe da Silva Ponte deSantos, Edméa Oliveira dos2020-11-18T20:47:33Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5317Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.119154Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS |
title |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS |
spellingShingle |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS Carvalho, Felipe da Silva Ponte de Multirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura. |
title_short |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS |
title_full |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS |
title_fullStr |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS |
title_sort |
AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS |
author |
Carvalho, Felipe da Silva Ponte de |
author_facet |
Carvalho, Felipe da Silva Ponte de Santos, Edméa Oliveira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edméa Oliveira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Felipe da Silva Ponte de Santos, Edméa Oliveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura. |
topic |
Multirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura. |
description |
A conexão de celulares, tabletes e notebooks em rede possibilita novas formas de aprender e ensinar, fazendo com que a relação no processo de produção conhecimento seja tecido entre todos-todos. É nesse cenário sociotécnico emergente que a presente pesquisa-formação na cibercultura se situa. A pesquisa em tela aconteceu com cursistas da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia UERJ/CEDERJ/UAB a distância pela plataforma Moodle, em 2017.01. Nessa disciplina, arquitetamos aulas que servem de disparadores de narrativas, vídeos, sons e imagens produzidos com os/pelos cursistas. Neste relato de pesquisa, trouxemos a “Aula 3 – Práticas pedagógicas ubíquas: (re)criando e (re)pensando os espaçostempos da formação na cidade!”, que é inspirada na docência interativa em ambiências híbridas para a manifestações de autorias, e cujo objetivo é ampliar o repertório do(a)s cursistas em relação ao espaçostempos formativos online via dispositivos móveis. Essa aula está composta por fórum de discussão no Moodle, artigo científico, atividade prática de produção autoral na interface cidade-redes digitais e seu compartilhamento em grupos de discussão pela rede social Facebook. Do cotidiano pesquisado emergiu a noção de práticas de autorias partilhadas, que pode ser compreendida como uma ação de autorização do sujeito no fazer por si mesmo (autoria) e de compartilhar a autoria para um grupo (partilha). Essa prática possibilita cada um trocar “algo que sei e que criei” na rede de participantes da turma. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317 10.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5317/2846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 29-40 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2018v6n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614301057024 |