AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, André Luiz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almeida, Maria do Socorro Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769
Resumo: Tendo como enfoque a ideia de que o computador – conectado à Internet, mudou o modo de ensinar e aprender; este artigo propõe refletir sobre as interações entre aprendentes do sistema de Educação a Distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (SC), no Polo Paulo Afonso-Ba, através das “Trilhas de Aprendizagem” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no processo de ensino-aprendizagem. Considerando a necessidade de se investigar a construção do conhecimento nestes espaços virtuais, a pesquisa tem abordagens teórico-metodológicas de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados contendo questões objetivas e subjetivas e os resultados obtidos apontam o nível de interação do alunado junto aos recursos e as ferramentas pedagógicas e tecnológicas do AVA. Busca-se embasamento bibliográfico através de estudiosos da educação em geral e de especialistas em EAD. Assim, pesquisaram-se vários artigos, dissertações, livros, revistas e teses para que pudéssemos aprofundar nosso conhecimento e dar melhor qualidade ao estudo. 
id UNIT-2_b3866b7600a403f38d31289a7021b752
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/769
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagemEducação a DistânciaAmbiente Virtual de AprendizagemInteraçõesTendo como enfoque a ideia de que o computador – conectado à Internet, mudou o modo de ensinar e aprender; este artigo propõe refletir sobre as interações entre aprendentes do sistema de Educação a Distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (SC), no Polo Paulo Afonso-Ba, através das “Trilhas de Aprendizagem” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no processo de ensino-aprendizagem. Considerando a necessidade de se investigar a construção do conhecimento nestes espaços virtuais, a pesquisa tem abordagens teórico-metodológicas de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados contendo questões objetivas e subjetivas e os resultados obtidos apontam o nível de interação do alunado junto aos recursos e as ferramentas pedagógicas e tecnológicas do AVA. Busca-se embasamento bibliográfico através de estudiosos da educação em geral e de especialistas em EAD. Assim, pesquisaram-se vários artigos, dissertações, livros, revistas e teses para que pudéssemos aprofundar nosso conhecimento e dar melhor qualidade ao estudo. Editora Universitária Tiradentes2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/76910.17564/2316-3828.2013v1n3p9-19EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 9-192316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769/406Alves, André LuizAlmeida, Maria do Socorro Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/769Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.031977Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
title AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
spellingShingle AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
Alves, André Luiz
Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Interações
title_short AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
title_full AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
title_fullStr AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
title_full_unstemmed AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
title_sort AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
author Alves, André Luiz
author_facet Alves, André Luiz
Almeida, Maria do Socorro Pereira
author_role author
author2 Almeida, Maria do Socorro Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, André Luiz
Almeida, Maria do Socorro Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Interações
topic Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Interações
description Tendo como enfoque a ideia de que o computador – conectado à Internet, mudou o modo de ensinar e aprender; este artigo propõe refletir sobre as interações entre aprendentes do sistema de Educação a Distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (SC), no Polo Paulo Afonso-Ba, através das “Trilhas de Aprendizagem” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no processo de ensino-aprendizagem. Considerando a necessidade de se investigar a construção do conhecimento nestes espaços virtuais, a pesquisa tem abordagens teórico-metodológicas de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados contendo questões objetivas e subjetivas e os resultados obtidos apontam o nível de interação do alunado junto aos recursos e as ferramentas pedagógicas e tecnológicas do AVA. Busca-se embasamento bibliográfico através de estudiosos da educação em geral e de especialistas em EAD. Assim, pesquisaram-se vários artigos, dissertações, livros, revistas e teses para que pudéssemos aprofundar nosso conhecimento e dar melhor qualidade ao estudo. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769
10.17564/2316-3828.2013v1n3p9-19
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2013v1n3p9-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769/406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 9-19
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2013v1n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612864507904