AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769 |
Resumo: | Tendo como enfoque a ideia de que o computador – conectado à Internet, mudou o modo de ensinar e aprender; este artigo propõe refletir sobre as interações entre aprendentes do sistema de Educação a Distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (SC), no Polo Paulo Afonso-Ba, através das “Trilhas de Aprendizagem” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no processo de ensino-aprendizagem. Considerando a necessidade de se investigar a construção do conhecimento nestes espaços virtuais, a pesquisa tem abordagens teórico-metodológicas de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados contendo questões objetivas e subjetivas e os resultados obtidos apontam o nível de interação do alunado junto aos recursos e as ferramentas pedagógicas e tecnológicas do AVA. Busca-se embasamento bibliográfico através de estudiosos da educação em geral e de especialistas em EAD. Assim, pesquisaram-se vários artigos, dissertações, livros, revistas e teses para que pudéssemos aprofundar nosso conhecimento e dar melhor qualidade ao estudo. |
id |
UNIT-2_b3866b7600a403f38d31289a7021b752 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/769 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagemEducação a DistânciaAmbiente Virtual de AprendizagemInteraçõesTendo como enfoque a ideia de que o computador – conectado à Internet, mudou o modo de ensinar e aprender; este artigo propõe refletir sobre as interações entre aprendentes do sistema de Educação a Distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (SC), no Polo Paulo Afonso-Ba, através das “Trilhas de Aprendizagem” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no processo de ensino-aprendizagem. Considerando a necessidade de se investigar a construção do conhecimento nestes espaços virtuais, a pesquisa tem abordagens teórico-metodológicas de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados contendo questões objetivas e subjetivas e os resultados obtidos apontam o nível de interação do alunado junto aos recursos e as ferramentas pedagógicas e tecnológicas do AVA. Busca-se embasamento bibliográfico através de estudiosos da educação em geral e de especialistas em EAD. Assim, pesquisaram-se vários artigos, dissertações, livros, revistas e teses para que pudéssemos aprofundar nosso conhecimento e dar melhor qualidade ao estudo. Editora Universitária Tiradentes2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/76910.17564/2316-3828.2013v1n3p9-19EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 9-192316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769/406Alves, André LuizAlmeida, Maria do Socorro Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/769Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.031977Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem |
title |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem |
spellingShingle |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem Alves, André Luiz Educação a Distância Ambiente Virtual de Aprendizagem Interações |
title_short |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem |
title_full |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem |
title_fullStr |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem |
title_sort |
AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem |
author |
Alves, André Luiz |
author_facet |
Alves, André Luiz Almeida, Maria do Socorro Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria do Socorro Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, André Luiz Almeida, Maria do Socorro Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Ambiente Virtual de Aprendizagem Interações |
topic |
Educação a Distância Ambiente Virtual de Aprendizagem Interações |
description |
Tendo como enfoque a ideia de que o computador – conectado à Internet, mudou o modo de ensinar e aprender; este artigo propõe refletir sobre as interações entre aprendentes do sistema de Educação a Distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (SC), no Polo Paulo Afonso-Ba, através das “Trilhas de Aprendizagem” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no processo de ensino-aprendizagem. Considerando a necessidade de se investigar a construção do conhecimento nestes espaços virtuais, a pesquisa tem abordagens teórico-metodológicas de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados contendo questões objetivas e subjetivas e os resultados obtidos apontam o nível de interação do alunado junto aos recursos e as ferramentas pedagógicas e tecnológicas do AVA. Busca-se embasamento bibliográfico através de estudiosos da educação em geral e de especialistas em EAD. Assim, pesquisaram-se vários artigos, dissertações, livros, revistas e teses para que pudéssemos aprofundar nosso conhecimento e dar melhor qualidade ao estudo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769 10.17564/2316-3828.2013v1n3p9-19 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2013v1n3p9-19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769/406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 9-19 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2013v1n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612864507904 |