DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldens, Dinamara Garcia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Aldenise Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4129
Resumo: Este artigo percorre linhas, como é próprio do método cartográfico, que compõem a presença da mulher no escotismo, pensando nesse percurso as produções de subjetividades. Tem por objetivo cartografar subjetividades de mulheres no movimento escoteiro. Esta é uma pesquisa desenvolvida com três mulheres que participaram e/ou ainda participam desse grupo escoteiro. Durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas que produziram falas permeadas de experiências, narrativas, ensinamentos, conceitos de mulher, subjetividades e outros aspectos que compõem a vida dessas mulheres em nossa sociedade. Para pensar a possibilidade de uma educação que perpassa a vida e produz subjetividades, foram utilizados autores da Filosofia da Diferença, dentre eles: Deleuze, Foucault e Guattari. No escotismo e em outros dispositivos educacionais, são ensinados valores que conduzem as mulheres a enquadramentos sociais.
id UNIT-2_bf13dfb049be73a59ae885a00993cbdd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4129
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIROSubjetividades. Escotismo. MulherEste artigo percorre linhas, como é próprio do método cartográfico, que compõem a presença da mulher no escotismo, pensando nesse percurso as produções de subjetividades. Tem por objetivo cartografar subjetividades de mulheres no movimento escoteiro. Esta é uma pesquisa desenvolvida com três mulheres que participaram e/ou ainda participam desse grupo escoteiro. Durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas que produziram falas permeadas de experiências, narrativas, ensinamentos, conceitos de mulher, subjetividades e outros aspectos que compõem a vida dessas mulheres em nossa sociedade. Para pensar a possibilidade de uma educação que perpassa a vida e produz subjetividades, foram utilizados autores da Filosofia da Diferença, dentre eles: Deleuze, Foucault e Guattari. No escotismo e em outros dispositivos educacionais, são ensinados valores que conduzem as mulheres a enquadramentos sociais.Editora Universitária Tiradentes2017-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/412910.17564/2316-3828.2017v5n2p79-90EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 79-902316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4129/2108Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeldens, Dinamara GarciaSantos, Aldenise Cordeiro2020-11-18T21:09:40Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4129Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.226172Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO
title DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO
spellingShingle DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO
Feldens, Dinamara Garcia
Subjetividades. Escotismo. Mulher
title_short DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO
title_full DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO
title_fullStr DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO
title_full_unstemmed DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO
title_sort DE LOBINHA A PIONEIRA: SUBJETIVIDADES DE MULHERES NO MOVIMENTO EDUCACIONAL ESCOTEIRO
author Feldens, Dinamara Garcia
author_facet Feldens, Dinamara Garcia
Santos, Aldenise Cordeiro
author_role author
author2 Santos, Aldenise Cordeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldens, Dinamara Garcia
Santos, Aldenise Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividades. Escotismo. Mulher
topic Subjetividades. Escotismo. Mulher
description Este artigo percorre linhas, como é próprio do método cartográfico, que compõem a presença da mulher no escotismo, pensando nesse percurso as produções de subjetividades. Tem por objetivo cartografar subjetividades de mulheres no movimento escoteiro. Esta é uma pesquisa desenvolvida com três mulheres que participaram e/ou ainda participam desse grupo escoteiro. Durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas que produziram falas permeadas de experiências, narrativas, ensinamentos, conceitos de mulher, subjetividades e outros aspectos que compõem a vida dessas mulheres em nossa sociedade. Para pensar a possibilidade de uma educação que perpassa a vida e produz subjetividades, foram utilizados autores da Filosofia da Diferença, dentre eles: Deleuze, Foucault e Guattari. No escotismo e em outros dispositivos educacionais, são ensinados valores que conduzem as mulheres a enquadramentos sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4129
10.17564/2316-3828.2017v5n2p79-90
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4129
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v5n2p79-90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4129/2108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 79-90
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v5n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613842829312