Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo geral compreender os olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O quadro teórico do estudo amparou-se em princípios da Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987 e JODELET, 2001) e nos conceitos a seguir: funções da universidade (CUNHA, 2007; PÉREZ GÓMEZ, 2001; ZABALZA, 2004) e qualidade do ensino superior (DOURADO & OLIVEIRA, 2009; TUBINO, 1997; DEMO, 1995), dentre outros autores. Para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Foram sujeitos da pesquisa, cinco docentes dos Programas de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder; Desenho, Cultura e Interatividade e Filosofia e História das Ciências que, voluntariamente, aceitaram participar da investigação. Os dados foram coletados e produzidos através de entrevista semi-estruturada (MARCONI; LAKATOS, 1999; SZIMANSKY, 2004) e tratados com base na técnica da análise de conteúdo de tipo temática, conforme (BARDIN, 1977). Os resultados apontam para o entendimento de que o preparo do docente que atuará na universidade atual, em tempos de complexidade, precisa levar em consideração a importância da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na prática docente para que os professores, os gestores e a sociedade como um todo possa entender que a universidade nada mais é do que uma instituição criada para ajudar a formar cidadãos conscientes do seu papel social e que tem na pesquisa e na extensão alguns de seus pilares fundamentais. |
id |
UNIT-2_c70c7611bb1262d36006332fca6c313c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/968 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensãoEnsinoPesquisaExtensãoRepresentações sociaisO presente artigo tem como objetivo geral compreender os olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O quadro teórico do estudo amparou-se em princípios da Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987 e JODELET, 2001) e nos conceitos a seguir: funções da universidade (CUNHA, 2007; PÉREZ GÓMEZ, 2001; ZABALZA, 2004) e qualidade do ensino superior (DOURADO & OLIVEIRA, 2009; TUBINO, 1997; DEMO, 1995), dentre outros autores. Para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Foram sujeitos da pesquisa, cinco docentes dos Programas de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder; Desenho, Cultura e Interatividade e Filosofia e História das Ciências que, voluntariamente, aceitaram participar da investigação. Os dados foram coletados e produzidos através de entrevista semi-estruturada (MARCONI; LAKATOS, 1999; SZIMANSKY, 2004) e tratados com base na técnica da análise de conteúdo de tipo temática, conforme (BARDIN, 1977). Os resultados apontam para o entendimento de que o preparo do docente que atuará na universidade atual, em tempos de complexidade, precisa levar em consideração a importância da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na prática docente para que os professores, os gestores e a sociedade como um todo possa entender que a universidade nada mais é do que uma instituição criada para ajudar a formar cidadãos conscientes do seu papel social e que tem na pesquisa e na extensão alguns de seus pilares fundamentais.Editora Universitária Tiradentes2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva de abordagem qualitativa com dados empíricos.application/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/96810.17564/2316-3828.2013v2n1p83-92EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 83-922316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v2n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968/479Almeida, Murilo OliveiraCruz, Antonio Roberto Seixas dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/968Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.367341Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão |
title |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão |
spellingShingle |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão Almeida, Murilo Oliveira Ensino Pesquisa Extensão Representações sociais |
title_short |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão |
title_full |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão |
title_fullStr |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão |
title_full_unstemmed |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão |
title_sort |
Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão |
author |
Almeida, Murilo Oliveira |
author_facet |
Almeida, Murilo Oliveira Cruz, Antonio Roberto Seixas da |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Antonio Roberto Seixas da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Murilo Oliveira Cruz, Antonio Roberto Seixas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Pesquisa Extensão Representações sociais |
topic |
Ensino Pesquisa Extensão Representações sociais |
description |
O presente artigo tem como objetivo geral compreender os olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O quadro teórico do estudo amparou-se em princípios da Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987 e JODELET, 2001) e nos conceitos a seguir: funções da universidade (CUNHA, 2007; PÉREZ GÓMEZ, 2001; ZABALZA, 2004) e qualidade do ensino superior (DOURADO & OLIVEIRA, 2009; TUBINO, 1997; DEMO, 1995), dentre outros autores. Para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Foram sujeitos da pesquisa, cinco docentes dos Programas de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder; Desenho, Cultura e Interatividade e Filosofia e História das Ciências que, voluntariamente, aceitaram participar da investigação. Os dados foram coletados e produzidos através de entrevista semi-estruturada (MARCONI; LAKATOS, 1999; SZIMANSKY, 2004) e tratados com base na técnica da análise de conteúdo de tipo temática, conforme (BARDIN, 1977). Os resultados apontam para o entendimento de que o preparo do docente que atuará na universidade atual, em tempos de complexidade, precisa levar em consideração a importância da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na prática docente para que os professores, os gestores e a sociedade como um todo possa entender que a universidade nada mais é do que uma instituição criada para ajudar a formar cidadãos conscientes do seu papel social e que tem na pesquisa e na extensão alguns de seus pilares fundamentais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com dados empíricos. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968 10.17564/2316-3828.2013v2n1p83-92 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2013v2n1p83-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968/479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 83-92 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2013v2n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612872896512 |