UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perin, Conceição Bution
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Terezinha, Mendes, Claudinei Magno Magre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955
Resumo: A pesquisa visa algumas questões sobre educação e ensino tratadas por dois autores clássicos da Idade Média: Hugo de São Vitor (1096-1141) e São Boaventura de Bagnoregio (1217-1274). O objetivo principal do estudo é entender como esses pensadores evidenciaram o ensino aos homens das suas épocas históricas e a importância do conhecimento para inserirem-se na sociedade à qual faziam parte. Ao estudarmos a História da Educação compreendemos a necessidade da reflexão sobre os valores que independem do período histórico para serem considerados essenciais para a formação humana. Compreendemos que o passado e o presente estão relacionados e que, sem esse entendimento, não conseguimos compreender as prioridades educacionais que possibilitaram a re/organização social em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, para proceder à análise, adotamos o método que prioriza o tempo, a história de longa duração e a possibilidade de diferentes hipóteses, criadas por historiadores que debatem com outras ciências sociais.
id UNIT-2_d0da1122179c95ed96757bb0820c58c0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3955
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIOEnsinoHugo de São VitorBoaventura de BagnoregioA pesquisa visa algumas questões sobre educação e ensino tratadas por dois autores clássicos da Idade Média: Hugo de São Vitor (1096-1141) e São Boaventura de Bagnoregio (1217-1274). O objetivo principal do estudo é entender como esses pensadores evidenciaram o ensino aos homens das suas épocas históricas e a importância do conhecimento para inserirem-se na sociedade à qual faziam parte. Ao estudarmos a História da Educação compreendemos a necessidade da reflexão sobre os valores que independem do período histórico para serem considerados essenciais para a formação humana. Compreendemos que o passado e o presente estão relacionados e que, sem esse entendimento, não conseguimos compreender as prioridades educacionais que possibilitaram a re/organização social em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, para proceder à análise, adotamos o método que prioriza o tempo, a história de longa duração e a possibilidade de diferentes hipóteses, criadas por historiadores que debatem com outras ciências sociais.Editora Universitária Tiradentes2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/395510.17564/2316-3828.2017v5n3p113-122EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 113-1222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955/2333Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerin, Conceição ButionOliveira, TerezinhaMendes, Claudinei Magno Magre2020-11-18T21:03:11Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3955Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.842879Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
title UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
Perin, Conceição Bution
Ensino
Hugo de São Vitor
Boaventura de Bagnoregio
title_short UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
title_full UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
title_sort UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
author Perin, Conceição Bution
author_facet Perin, Conceição Bution
Oliveira, Terezinha
Mendes, Claudinei Magno Magre
author_role author
author2 Oliveira, Terezinha
Mendes, Claudinei Magno Magre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perin, Conceição Bution
Oliveira, Terezinha
Mendes, Claudinei Magno Magre
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Hugo de São Vitor
Boaventura de Bagnoregio
topic Ensino
Hugo de São Vitor
Boaventura de Bagnoregio
description A pesquisa visa algumas questões sobre educação e ensino tratadas por dois autores clássicos da Idade Média: Hugo de São Vitor (1096-1141) e São Boaventura de Bagnoregio (1217-1274). O objetivo principal do estudo é entender como esses pensadores evidenciaram o ensino aos homens das suas épocas históricas e a importância do conhecimento para inserirem-se na sociedade à qual faziam parte. Ao estudarmos a História da Educação compreendemos a necessidade da reflexão sobre os valores que independem do período histórico para serem considerados essenciais para a formação humana. Compreendemos que o passado e o presente estão relacionados e que, sem esse entendimento, não conseguimos compreender as prioridades educacionais que possibilitaram a re/organização social em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, para proceder à análise, adotamos o método que prioriza o tempo, a história de longa duração e a possibilidade de diferentes hipóteses, criadas por historiadores que debatem com outras ciências sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955
10.17564/2316-3828.2017v5n3p113-122
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v5n3p113-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955/2333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 113-122
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v5n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613830246400