UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955 |
Resumo: | A pesquisa visa algumas questões sobre educação e ensino tratadas por dois autores clássicos da Idade Média: Hugo de São Vitor (1096-1141) e São Boaventura de Bagnoregio (1217-1274). O objetivo principal do estudo é entender como esses pensadores evidenciaram o ensino aos homens das suas épocas históricas e a importância do conhecimento para inserirem-se na sociedade à qual faziam parte. Ao estudarmos a História da Educação compreendemos a necessidade da reflexão sobre os valores que independem do período histórico para serem considerados essenciais para a formação humana. Compreendemos que o passado e o presente estão relacionados e que, sem esse entendimento, não conseguimos compreender as prioridades educacionais que possibilitaram a re/organização social em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, para proceder à análise, adotamos o método que prioriza o tempo, a história de longa duração e a possibilidade de diferentes hipóteses, criadas por historiadores que debatem com outras ciências sociais. |
id |
UNIT-2_d0da1122179c95ed96757bb0820c58c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3955 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIOEnsinoHugo de São VitorBoaventura de BagnoregioA pesquisa visa algumas questões sobre educação e ensino tratadas por dois autores clássicos da Idade Média: Hugo de São Vitor (1096-1141) e São Boaventura de Bagnoregio (1217-1274). O objetivo principal do estudo é entender como esses pensadores evidenciaram o ensino aos homens das suas épocas históricas e a importância do conhecimento para inserirem-se na sociedade à qual faziam parte. Ao estudarmos a História da Educação compreendemos a necessidade da reflexão sobre os valores que independem do período histórico para serem considerados essenciais para a formação humana. Compreendemos que o passado e o presente estão relacionados e que, sem esse entendimento, não conseguimos compreender as prioridades educacionais que possibilitaram a re/organização social em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, para proceder à análise, adotamos o método que prioriza o tempo, a história de longa duração e a possibilidade de diferentes hipóteses, criadas por historiadores que debatem com outras ciências sociais.Editora Universitária Tiradentes2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/395510.17564/2316-3828.2017v5n3p113-122EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 113-1222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955/2333Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerin, Conceição ButionOliveira, TerezinhaMendes, Claudinei Magno Magre2020-11-18T21:03:11Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3955Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.842879Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO |
title |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO Perin, Conceição Bution Ensino Hugo de São Vitor Boaventura de Bagnoregio |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE ALGUNS DOS ENSINAMENTOS REALIZADOS POR HUGO DE SÃO VITOR E SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO |
author |
Perin, Conceição Bution |
author_facet |
Perin, Conceição Bution Oliveira, Terezinha Mendes, Claudinei Magno Magre |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Terezinha Mendes, Claudinei Magno Magre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perin, Conceição Bution Oliveira, Terezinha Mendes, Claudinei Magno Magre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Hugo de São Vitor Boaventura de Bagnoregio |
topic |
Ensino Hugo de São Vitor Boaventura de Bagnoregio |
description |
A pesquisa visa algumas questões sobre educação e ensino tratadas por dois autores clássicos da Idade Média: Hugo de São Vitor (1096-1141) e São Boaventura de Bagnoregio (1217-1274). O objetivo principal do estudo é entender como esses pensadores evidenciaram o ensino aos homens das suas épocas históricas e a importância do conhecimento para inserirem-se na sociedade à qual faziam parte. Ao estudarmos a História da Educação compreendemos a necessidade da reflexão sobre os valores que independem do período histórico para serem considerados essenciais para a formação humana. Compreendemos que o passado e o presente estão relacionados e que, sem esse entendimento, não conseguimos compreender as prioridades educacionais que possibilitaram a re/organização social em diferentes momentos históricos. Nesse sentido, para proceder à análise, adotamos o método que prioriza o tempo, a história de longa duração e a possibilidade de diferentes hipóteses, criadas por historiadores que debatem com outras ciências sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955 10.17564/2316-3828.2017v5n3p113-122 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v5n3p113-122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3955/2333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 113-122 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v5n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613830246400 |