DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender por meio da metodologia de sala de aula invertida. Na elaboração deste texto, nos pautamos em dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lucia Santaella (2010, 2013); André Lemos (2007, 2009, 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a Internet possibilitam novas formas de ensinar aprender e permitem a articulação de novas metodologias de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos. |
id |
UNIT-2_eb23fafef6753fd7d72e07b29910b373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4128 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULADispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua.Este trabalho tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender por meio da metodologia de sala de aula invertida. Na elaboração deste texto, nos pautamos em dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lucia Santaella (2010, 2013); André Lemos (2007, 2009, 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a Internet possibilitam novas formas de ensinar aprender e permitem a articulação de novas metodologias de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos.Editora Universitária Tiradentes2017-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/412810.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 53-622316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128/2106Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Kaio Eduardo de JesusAlves, André LuizPorto, Cristiane de Magalhães2020-11-18T21:10:07Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4128Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.185515Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA |
title |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA |
spellingShingle |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus Dispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua. |
title_short |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA |
title_full |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA |
title_fullStr |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA |
title_sort |
DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA |
author |
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus |
author_facet |
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus Alves, André Luiz Porto, Cristiane de Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Alves, André Luiz Porto, Cristiane de Magalhães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus Alves, André Luiz Porto, Cristiane de Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua. |
topic |
Dispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua. |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender por meio da metodologia de sala de aula invertida. Na elaboração deste texto, nos pautamos em dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lucia Santaella (2010, 2013); André Lemos (2007, 2009, 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a Internet possibilitam novas formas de ensinar aprender e permitem a articulação de novas metodologias de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128 10.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128/2106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 53-62 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v5n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613841780736 |