DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, André Luiz, Porto, Cristiane de Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender por meio da metodologia de sala de aula invertida. Na elaboração deste texto, nos pautamos em dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lucia Santaella (2010, 2013); André Lemos (2007, 2009, 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a Internet possibilitam novas formas de ensinar aprender e permitem a articulação de novas metodologias de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos.
id UNIT-2_eb23fafef6753fd7d72e07b29910b373
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4128
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULADispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua.Este trabalho tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender por meio da metodologia de sala de aula invertida. Na elaboração deste texto, nos pautamos em dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lucia Santaella (2010, 2013); André Lemos (2007, 2009, 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a Internet possibilitam novas formas de ensinar aprender e permitem a articulação de novas metodologias de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos.Editora Universitária Tiradentes2017-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/412810.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 53-622316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128/2106Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Kaio Eduardo de JesusAlves, André LuizPorto, Cristiane de Magalhães2020-11-18T21:10:07Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4128Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.185515Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
title DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
spellingShingle DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Dispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua.
title_short DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
title_full DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
title_fullStr DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
title_full_unstemmed DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
title_sort DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
author Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
author_facet Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Alves, André Luiz
Porto, Cristiane de Magalhães
author_role author
author2 Alves, André Luiz
Porto, Cristiane de Magalhães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Alves, André Luiz
Porto, Cristiane de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua.
topic Dispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua.
description Este trabalho tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender por meio da metodologia de sala de aula invertida. Na elaboração deste texto, nos pautamos em dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lucia Santaella (2010, 2013); André Lemos (2007, 2009, 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a Internet possibilitam novas formas de ensinar aprender e permitem a articulação de novas metodologias de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128
10.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4128/2106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 53-62
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v5n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613841780736