PERSPECTIVAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4877
Resumo: Trata-se de texto apresentado na aula inaugural realizada durante as atividades de abertura do primeiro semestre letivo de 2017, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Problematiza alguns aspectos que envolvem a pesquisa educacional, considerando o novo cenário político-institucional após a efetivação do golpe parlamentar ocorrido no Brasil em 2016. Este novo momento político é pejado por grandes “temeridades” contra as conquistas sociais ocorridas nos 15 anos anteriores, colocando em risco o que foi construído em prol de uma educação democrática. Para consubstanciar a discussão se recorreu à estruturação dos grupos de trabalho (GTs) que compõem a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. A partir deles se percebeu que as perspectivas que envolvem a pesquisa educacional tendem a tomar novas conformações a partir das questões e problematizações que vão sendo postas pela sociedade. Assim, para concluir e, ao mesmo tempo, considerando a atual conjuntura, parece que, mais uma vez, se faz necessário manter a bandeira de defesa em torno de uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos.
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