ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prazeres Freitas da Silva, Jordan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teles Dauer, Érika, Fagundes Bezerra, Anna Paula, Nágila Vasconcelos Carneiro, Stânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/6964
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades e os avanços da teoria e da técnica psicanalítica no trabalho com o autismo; apresentando a primeira infância e seus possíveis impasses ao desenvolvimento da criança; descrevendo as possibilidades da teoria psicanalítica na clínica infantil, a partir da ferramenta IRDI, de um caso clínico da psicanalista Marie-Christine Laznik. Sobre o método, a pesquisa é do tipo descritiva, de revisão bibliográfica. A análise e coleta de dados são alcançadas por meio de leitura crítica e analítica do pesquisador, que associa ideias da obra confrontando-as e discutindo-as, a partir do referencial de teóricos psicanalistas. Assim, percebe-se como a temporalidade está em um campo importante na psicanálise e como a família (cuidador) desempenha papel significativo na formação psíquica do sujeito. Partindo dessa perspectiva, apresenta-se como um dos resultados do avanço da psicanálise a ferramenta “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI), considerando que o valor do instrumento está em permitir a localização a tempo de riscos que, quando detectados e trabalhados em atendimento clínico, podem permitir à criança um processo de desenvolvimento com menos impasses. Ademais, através da pesquisa, é possível saber que existem no Brasil diversos programas e grupos de intervenção que trabalham com a temática do autismo na perspectiva psicanalítica.
id UNIT-4_0a91be43f081f76573c71588ed41031d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/6964
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMOAutismo. Psicanálise. Primeira Infância.Este trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades e os avanços da teoria e da técnica psicanalítica no trabalho com o autismo; apresentando a primeira infância e seus possíveis impasses ao desenvolvimento da criança; descrevendo as possibilidades da teoria psicanalítica na clínica infantil, a partir da ferramenta IRDI, de um caso clínico da psicanalista Marie-Christine Laznik. Sobre o método, a pesquisa é do tipo descritiva, de revisão bibliográfica. A análise e coleta de dados são alcançadas por meio de leitura crítica e analítica do pesquisador, que associa ideias da obra confrontando-as e discutindo-as, a partir do referencial de teóricos psicanalistas. Assim, percebe-se como a temporalidade está em um campo importante na psicanálise e como a família (cuidador) desempenha papel significativo na formação psíquica do sujeito. Partindo dessa perspectiva, apresenta-se como um dos resultados do avanço da psicanálise a ferramenta “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI), considerando que o valor do instrumento está em permitir a localização a tempo de riscos que, quando detectados e trabalhados em atendimento clínico, podem permitir à criança um processo de desenvolvimento com menos impasses. Ademais, através da pesquisa, é possível saber que existem no Brasil diversos programas e grupos de intervenção que trabalham com a temática do autismo na perspectiva psicanalítica.Editora Universitária Tiradentes2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/696410.17564/2316-3801.2020v8n3p189-206Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 189-2062316-38012316-334810.17564/2316-3801.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/6964/4006Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrazeres Freitas da Silva, JordanTeles Dauer, ÉrikaFagundes Bezerra, Anna PaulaNágila Vasconcelos Carneiro, Stânia2020-11-17T18:36:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/6964Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-17T18:36:24Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO
title ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO
spellingShingle ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO
Prazeres Freitas da Silva, Jordan
Autismo. Psicanálise. Primeira Infância.
title_short ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO
title_full ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO
title_fullStr ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO
title_full_unstemmed ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO
title_sort ENTRELAÇAMENTO ENTRE POSSIBILIDADES, AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O AUTISMO
author Prazeres Freitas da Silva, Jordan
author_facet Prazeres Freitas da Silva, Jordan
Teles Dauer, Érika
Fagundes Bezerra, Anna Paula
Nágila Vasconcelos Carneiro, Stânia
author_role author
author2 Teles Dauer, Érika
Fagundes Bezerra, Anna Paula
Nágila Vasconcelos Carneiro, Stânia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prazeres Freitas da Silva, Jordan
Teles Dauer, Érika
Fagundes Bezerra, Anna Paula
Nágila Vasconcelos Carneiro, Stânia
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo. Psicanálise. Primeira Infância.
topic Autismo. Psicanálise. Primeira Infância.
description Este trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades e os avanços da teoria e da técnica psicanalítica no trabalho com o autismo; apresentando a primeira infância e seus possíveis impasses ao desenvolvimento da criança; descrevendo as possibilidades da teoria psicanalítica na clínica infantil, a partir da ferramenta IRDI, de um caso clínico da psicanalista Marie-Christine Laznik. Sobre o método, a pesquisa é do tipo descritiva, de revisão bibliográfica. A análise e coleta de dados são alcançadas por meio de leitura crítica e analítica do pesquisador, que associa ideias da obra confrontando-as e discutindo-as, a partir do referencial de teóricos psicanalistas. Assim, percebe-se como a temporalidade está em um campo importante na psicanálise e como a família (cuidador) desempenha papel significativo na formação psíquica do sujeito. Partindo dessa perspectiva, apresenta-se como um dos resultados do avanço da psicanálise a ferramenta “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI), considerando que o valor do instrumento está em permitir a localização a tempo de riscos que, quando detectados e trabalhados em atendimento clínico, podem permitir à criança um processo de desenvolvimento com menos impasses. Ademais, através da pesquisa, é possível saber que existem no Brasil diversos programas e grupos de intervenção que trabalham com a temática do autismo na perspectiva psicanalítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/6964
10.17564/2316-3801.2020v8n3p189-206
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/6964
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2020v8n3p189-206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/6964/4006
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 189-206
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593086267392