O CONCEITO DE COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO BIBLIOGRÁFICO
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/758 |
Resumo: | O uso do termo e da concepção de competência tem guiado importantes documentos que organizam as políticas públicas educacionais no Brasil com forte presença nas orientações curriculares oficiais, compreender a gênese, a construção e o desdobramento desta concepção se fazem urgente, assim o objetivo deste artigo é de apresentar as discussões referente a competência e seus desdobramentos e impactos nas formações docentes. Como metodologia o artigo se pauta numa pesquisa qualitativa com o uso exploratório de referências bibliográficas. O estudo afirma resultados em que a entrada e uso do termo e conceito da competência no âmbito educacional e escolar nasce e desenvolve no seio de projetos neoliberais descaracterizando e enfraquecendo as formações docentes emancipatórias, críticas e progressistas. Concluímos que a concepção de competência fortalece um projeto pautado na racionalidade técnica e reduz os trabalhos de formação docente, o que resulta no enfraquecimento da ação profissional, a qual exige o pensar e o fazer no contexto de realidades e demandas específicas do cotidiano escolar, sufocando assim a construção de um processo emancipatório das ações pedagógicas.Palavras-chave: Formação de professores. Conceito de Competência na docência. Reflexões sobre a docência. |
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O CONCEITO DE COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO BIBLIOGRÁFICOO uso do termo e da concepção de competência tem guiado importantes documentos que organizam as políticas públicas educacionais no Brasil com forte presença nas orientações curriculares oficiais, compreender a gênese, a construção e o desdobramento desta concepção se fazem urgente, assim o objetivo deste artigo é de apresentar as discussões referente a competência e seus desdobramentos e impactos nas formações docentes. Como metodologia o artigo se pauta numa pesquisa qualitativa com o uso exploratório de referências bibliográficas. O estudo afirma resultados em que a entrada e uso do termo e conceito da competência no âmbito educacional e escolar nasce e desenvolve no seio de projetos neoliberais descaracterizando e enfraquecendo as formações docentes emancipatórias, críticas e progressistas. Concluímos que a concepção de competência fortalece um projeto pautado na racionalidade técnica e reduz os trabalhos de formação docente, o que resulta no enfraquecimento da ação profissional, a qual exige o pensar e o fazer no contexto de realidades e demandas específicas do cotidiano escolar, sufocando assim a construção de um processo emancipatório das ações pedagógicas.Palavras-chave: Formação de professores. Conceito de Competência na docência. Reflexões sobre a docência.edUNITAU2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/758Latin American Journal of Business Management; Vol. 14 No. 2 (2023): DOSSIÊ TEMÁTICO - "INTERSEÇÃO: EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO"Latin American Journal of Business Management; Vol. 14 Núm. 2 (2023): DOSSIÊ TEMÁTICO - "INTERSEÇÃO: EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO"Latin American Journal of Business Management; v. 14 n. 2 (2023): DOSSIÊ TEMÁTICO - "INTERSEÇÃO: EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO"2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/758/375Copyright (c) 2023 Latin American Journal of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna Cristina Gonçalves de Abreu SouzaAndré Luiz Sena Mariano2024-06-24T17:05:54Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/758Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2024-06-24T17:05:54Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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Latin American Journal of Business Management; Vol. 14 No. 2 (2023): DOSSIÊ TEMÁTICO - "INTERSEÇÃO: EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO" Latin American Journal of Business Management; Vol. 14 Núm. 2 (2023): DOSSIÊ TEMÁTICO - "INTERSEÇÃO: EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO" Latin American Journal of Business Management; v. 14 n. 2 (2023): DOSSIÊ TEMÁTICO - "INTERSEÇÃO: EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO" 2178-4833 reponame:Latin American Journal of Business Management instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
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