ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E USO DE GEOMARKETING
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
DOI: | 10.54399/rbgdr.v13i2.2992 |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/2992 |
Resumo: | O presente artigo, desenvolvido a partir da avaliação teórica deAnalytic Hierarchy Process e Geomarketing, teve como objetivoavaliar como o emprego da primeira técnica pode agir de formasinérgica com a segunda na determinação da localização de novasestações ferroviárias no serviço de transporte urbano na regiãometropolitana de São Paulo e elencar os possíveis empreendimentosassociados. O método de pesquisa foi o Estudo de Caso tendo por objetode estudo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Os dadosforam coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental equestionário com servidores do setor de planejamento da empresa. Osresultados permitiram inferir a melhor localização para uma novaestação bem como os melhores empreendimentos associados levandoem consideração aspectos de geomarketing. É possível concluir que astécnicas empregadas reduzem a subjetividade na tomada de decisão,evitam vieses políticos e melhoram a acessibilidade à população. |
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ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E USO DE GEOMARKETINGAnálise de LocalizaçãoGeomarketingTransporte PúblicoO presente artigo, desenvolvido a partir da avaliação teórica deAnalytic Hierarchy Process e Geomarketing, teve como objetivoavaliar como o emprego da primeira técnica pode agir de formasinérgica com a segunda na determinação da localização de novasestações ferroviárias no serviço de transporte urbano na regiãometropolitana de São Paulo e elencar os possíveis empreendimentosassociados. O método de pesquisa foi o Estudo de Caso tendo por objetode estudo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Os dadosforam coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental equestionário com servidores do setor de planejamento da empresa. Osresultados permitiram inferir a melhor localização para uma novaestação bem como os melhores empreendimentos associados levandoem consideração aspectos de geomarketing. É possível concluir que astécnicas empregadas reduzem a subjetividade na tomada de decisão,evitam vieses políticos e melhoram a acessibilidade à população.Universidade de Taubaté2017-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/299210.54399/rbgdr.v13i2.2992Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 13 No. 2 (2017)RBGDR; Vol. 13 Núm. 2 (2017)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 13 n. 2 (2017)1809-239X10.54399/rbgdr.v13i2reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/2992/608Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMangini, Eduardo RoqueRossini, Fernando Henrique BrasilSantos, ArianeUrdan, André Torres2017-06-23T10:39:34Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/2992Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2017-06-23T10:39:34Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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