ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E USO DE GEOMARKETING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangini, Eduardo Roque
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rossini, Fernando Henrique Brasil, Santos, Ariane, Urdan, André Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/2992
Resumo: O presente artigo, desenvolvido a partir da avaliação teórica deAnalytic Hierarchy Process e Geomarketing, teve como objetivoavaliar como o emprego da primeira técnica pode agir de formasinérgica com a segunda na determinação da localização de novasestações ferroviárias no serviço de transporte urbano na regiãometropolitana de São Paulo e elencar os possí­veis empreendimentosassociados. O método de pesquisa foi o Estudo de Caso tendo por objetode estudo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Os dadosforam coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental equestionário com servidores do setor de planejamento da empresa. Osresultados permitiram inferir a melhor localização para uma novaestação bem como os melhores empreendimentos associados levandoem consideração aspectos de geomarketing. É possí­vel concluir que astécnicas empregadas reduzem a subjetividade na tomada de decisão,evitam vieses polí­ticos e melhoram a acessibilidade à população.
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