COMUNICAÇÃO PÚBLICA NAS MÍDIAS SOCIAIS - A (IN)ADEQUAÇÃO DO USO DO FACEBOOK PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4854 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar as maneiras como as administrações públicas têm utilizado as redes sociais, especialmente, o Facebook, como canal de comunicação e quais resultados têm obtido em termos de interação e engajamento com seus públicos-alvo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental que reuniu e analisou postagens de páginas do Facebook, das cinco Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico mais relevantes em cada uma das regiões geográficas brasileiras. Considerando-se a impossibilidade de lidar com todos os temas referentes aos campos de atuação dos sujeitos pesquisados, foram delimitadas apenas as mensagens postadas com aspectos ligados ao desenvolvimento sustentável. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se a baixa utilização das redes sociais como plataforma de comunicação e o baixo engajamento obtido pelas Secretarias analisadas em suas páginas. Foi possível identificar uma influência do tipo de conteúdo abordado nas mensagens para a obtenção de engajamento dos cidadãos, fato esse que precisa ser aprofundado em novos estudos. |
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COMUNICAÇÃO PÚBLICA NAS MÍDIAS SOCIAIS - A (IN)ADEQUAÇÃO DO USO DO FACEBOOK PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAComunicação Pública. Redes Sociais. Engajamento dos cidadãos.O objetivo deste artigo é analisar as maneiras como as administrações públicas têm utilizado as redes sociais, especialmente, o Facebook, como canal de comunicação e quais resultados têm obtido em termos de interação e engajamento com seus públicos-alvo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental que reuniu e analisou postagens de páginas do Facebook, das cinco Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico mais relevantes em cada uma das regiões geográficas brasileiras. Considerando-se a impossibilidade de lidar com todos os temas referentes aos campos de atuação dos sujeitos pesquisados, foram delimitadas apenas as mensagens postadas com aspectos ligados ao desenvolvimento sustentável. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se a baixa utilização das redes sociais como plataforma de comunicação e o baixo engajamento obtido pelas Secretarias analisadas em suas páginas. Foi possível identificar uma influência do tipo de conteúdo abordado nas mensagens para a obtenção de engajamento dos cidadãos, fato esse que precisa ser aprofundado em novos estudos.Universidade de Taubaté2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/485410.54399/rbgdr.v15i4, jul.4854Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 4, jul (2019): Edição EspecialRBGDR; Vol. 15 Núm. 4, jul (2019): Edição EspecialRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 4, jul (2019): Edição Especial1809-239X10.54399/rbgdr.v15i4, julreponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4854/811Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovi, Leandro TadeuMinciotti, Sílvio AugustoGoulart, Elias Estevão2019-09-03T03:58:58Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/4854Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-09-03T03:58:58Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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