Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valéria Fernandes da, 1969-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha
id UNITAU_42c820e42ab9b7e07482cf49b5f898fa
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5612
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Valéria Fernandes da, 1969-Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-Ferini, Rosângela AparecidaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-2022-04-20T17:58:19Z2022-04-20T17:58:19Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da CunhaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o que pensam os alunos sobre a sua formação, no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba. Para isso foi realizado uma coleta de dados com 86 alunos, através de dois instrumentos: um questionário com 17 questões (abertas, fechadas e justificadas) e uma entrevista semiestruturada, com 15 questões. Dos 86 alunos participantes, 12 alunos responderam à uma entrevista, estes alunos foram selecionados por terem uma maior participação em sala de aula. Os resultados foram analisados pelo método de núcleos de significação, de Aguiar e Ozella. Os núcleos de significação se apresentam como um método que pode colaborar para um expressivo avanço sobre o processo de constituição de sentidos e significados. É a partir dos núcleos de significação que compreendemos os significados atribuídos ao nosso objeto de pesquisa. O estudo realizado forneceu dados importantes sobre a constituição dos sentidos e significados dos alunos quanto a sua formação, o que poderá contribuir e nortear várias ações pedagógicas na instituição pesquisada.Abstract: This work aims to analize that students think about their training, in the Technical Course Integrated to Secondary Educations, a Technical School in the Valley of Paraíba. For this, a data collection with eighty-six (86) students was carried out though two instruments: a questionnaire with seventeen (17) questions ( open, closed and justified) and a semi-structured interview, with fifteen (15) questions. Of the eighty-six (86) students participating, twelve (12) students responded to an interview, these students were selected because they had a greater participation in the classroom. The results were analyzed by Aguiar and Ozella's method of signification nuclei. The nuclei of signification present themselves as a method that can collaborate for an expressive advance on the process of constitution of senses and meanings. It is the part of the nuclei of meaning that we understand the meanings attributed to our research object. The study provided important data about the constitution of the senses and meanings of the students regarding their formation, wich may contribute and guide several pedagogical actions in the institution researched.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valeria Fernandes da Silva.pdf: 1257343 bytes, checksum: 5ef5e2f7a0857db7a0d365f8128229f1 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (151 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ensino profissionalEnsino médioCurrículoSentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALValeria Fernandes da Silva.pdfapplication/pdf1257343http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5612/1/Valeria%20Fernandes%20da%20Silva.pdf5ef5e2f7a0857db7a0d365f8128229f1MD5120.500.11874/56122022-05-19 15:26:15.87oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5612Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:15Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
title Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
spellingShingle Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
Silva, Valéria Fernandes da, 1969-
Ensino profissional
Ensino médio
Currículo
title_short Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
title_full Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
title_fullStr Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
title_full_unstemmed Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
title_sort Sentido e significado : o que pensam os alunos sobre a sua formação no curso técnico integrado ao médio, de uma escola técnica do Vale do Paraíba
author Silva, Valéria Fernandes da, 1969-
author_facet Silva, Valéria Fernandes da, 1969-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
Ferini, Rosângela Aparecida
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valéria Fernandes da, 1969-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
contributor_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Ensino médio
Currículo
topic Ensino profissional
Ensino médio
Currículo
description Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T17:58:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T17:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (151 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5612/1/Valeria%20Fernandes%20da%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ef5e2f7a0857db7a0d365f8128229f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394005889024