O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Liz Verônica Ribeiro Pacheco, 1972-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7047
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
id UNITAU_50a5ba5453e16c588c7248207b9495a8
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7047
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Monteiro, Liz Verônica Ribeiro Pacheco, 1972-Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-Mattar, JoãoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-2024-04-09T21:10:46Z2024-04-09T21:10:46Z2022http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7047Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa CalilDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2022.Resumo: A Pandemia mudou o cenário educacional repentinamente, obrigando professores e alunos a assumirem uma realidade muito distinta da que estavam acostumados, independente dos níveis e etapas de ensino. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo identificar os efeitos do ensino remoto nos processos de ensino e de aprendizagem do ponto de vista dos alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem durante o período da Pandemia, conhecer os desafios que se impuseram e como os professores do curso técnico em Enfermagem sugerem que sejam superados. Além disso, buscou-se identificar os efeitos do ensino remoto sobre o currículo do curso. De abordagem qualitativa, esta pesquisa teve como participantes 10 professores e 90 alunos do curso técnico em Enfermagem ofertado em três municípios do Vale do Paraíba Paulista, pertencentes a uma instituição de ensino que é referência no ensino profissionalizante. Os instrumentos de pesquisa escolhidos para a coleta dos dados foram o grupo focal com os professores, o questionário online tipo survey para os alunos e análise documental. Foram realizados três grupos focais, um com cada grupo de docentes das unidades de ensino dos municípios envolvidos. Os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo. Os professores relataram que sentiram dificuldade na mudança de um sistema para o outro, apontam a necessidade de trocas de informações entre os docentes das diversas unidades, revelaram a dificuldade no atendimento e avaliação da parte prática do curso quando desenvolvida de forma remota. Os questionários foram enviados de forma online aos alunos das três unidades e através deles foi possível identificar que 80% dos alunos nunca tinham frequentado um curso a distância, que o recurso tecnológico mais utilizado é o aparelho celular e que a maior dificuldade encontrada para sua adaptação às aulas remotas foi a distância do professor. A análise documental revelou que mudanças no currículo do curso foram necessárias, como o ajuste na carga horária das disciplinas e a separação dos conteúdos teóricos e práticos para que esses últimos fossem trabalhados no retorno ao presencial, sob o risco de causar uma dicotomia entre eles. Os resultados levam a uma reflexão sobre o modelo tradicional e o novo modelo de ensino, sobre as carências pedagógicas sinalizadas na formação inicial e/ou continuada dos professores de Enfermagem e em como inserir o aluno nos novos espaços de aprendizagem, como o espaço digital, fomentando, ainda, novas pesquisas sobre o tema.Abstract: The pandemic suddenly changed the educational scenario, forcing teachers and students to assume a reality very different from the one they were used to, regardless of the levels and stages of education. Thus, this research aims to identify the effects of remote teaching on the teaching and learning processes from the point of view of students and teachers of the technical training course in Nursing during the pandemic period, to know the challenges that were imposed and how teachers of the technical training course in Nursing suggest they be overcome. In addition, we sought to identify the effects of remote teaching on the course curriculum. With a qualitative approach, this research had as participants ten teachers and 90 students from a technical course in Nursing offered in three cities of Vale do Paraiba Paulista, belonging to an educational institution that is a reference in professionalizing education. The research instruments chosen for data collection were the focus group with the teachers, the online survey questionnaire for the students, and a document analysis. Three focus groups were conducted, one with each group of teachers from the teaching units of the municipalities involved. The data were analyzed by content analysis. The teachers reported that they felt it was difficult to switch from one system to the other, they pointed out the need to exchange information among the teachers of the several units, and they revealed the difficulty in attending and evaluating the practical part of the course when it was developed remotely. The questionnaires were sent online to the students of the three units, and through them it was possible to identify that 80% of the students had never attended a distance learning course, that the most used technological resource is the cell phone, and that the biggest difficulty they found in adapting to remote classes was the distance from the professor. The documental analysis revealed that changes in the course curriculum were necessary, such as the adjustment in the workload of the disciplines and the separation of theoretical and practical content so that the latter could be worked on during the return to the classroom, under the risk of causing a dichotomy between them. The results so far lead to a reflection on the traditional model and the new model of teaching, on the pedagogical deficiencies signaled in the initial and/or continuing education of nursing teachers, and on how to insert the student in new learning spaces, such as digital space, also fostering new research on the theme.Made available in DSpace on 2024-04-09T21:10:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Liz Veronica Ribeiro Pacheco Monteiro.pdf: 2610869 bytes, checksum: 0a878048ab3e41f5fb5012bd982c5fd6 (MD5) Previous issue date: 20221 recurso online (137 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Enfermagem - Ensino profissionalCOVID-19, Pandemia de, 2020-Ensino remotoFormação continuadaEnsino à distânciaO ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLiz Veronica Ribeiro Pacheco Monteiro.pdfapplication/pdf2610869http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7047/1/Liz%20Veronica%20Ribeiro%20Pacheco%20Monteiro.pdf0a878048ab3e41f5fb5012bd982c5fd6MD5120.500.11874/70472024-04-09 18:10:46.254oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7047Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-09T21:10:46Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia
title O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia
spellingShingle O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia
Monteiro, Liz Verônica Ribeiro Pacheco, 1972-
Enfermagem - Ensino profissional
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino remoto
Formação continuada
Ensino à distância
title_short O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia
title_full O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia
title_fullStr O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia
title_full_unstemmed O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia
title_sort O ensino remoto no curso de formação técnica em Enfermagem no período da pandemia
author Monteiro, Liz Verônica Ribeiro Pacheco, 1972-
author_facet Monteiro, Liz Verônica Ribeiro Pacheco, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-
Mattar, João
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Liz Verônica Ribeiro Pacheco, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
contributor_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem - Ensino profissional
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino remoto
Formação continuada
Ensino à distância
topic Enfermagem - Ensino profissional
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino remoto
Formação continuada
Ensino à distância
description Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-09T21:10:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-09T21:10:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7047
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (137 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7047/1/Liz%20Veronica%20Ribeiro%20Pacheco%20Monteiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a878048ab3e41f5fb5012bd982c5fd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397799636992