A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Francisca Jacira Freire de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/908
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça
id UNITAU_5af9cfb874dd896fe5cbf618b98d161d
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/908
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Siqueira, Francisca Jacira Freire de SousaOliveira, Eliane Freire de, 1969-Guimarães, Maria José ErasUniversidade de TaubatéMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-2023-06-20T15:45:19Z2023-06-20T15:45:19Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/908Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola MendonçaDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: A formação universitária é uma necessidade e uma exigência legal para todos os docentes da educação básica. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar quais as contribuições da formação acadêmica em História para os docentes efetivos, que lecionam no Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual de Ensino do município de Chapadinha (MA). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada junto a 10 (dez) docentes com graduação em História. A análise do conteúdo coletado foi amparada por Bardin (2011). Esse estudo foi fundamentado nas pesquisas de autores como: Tardif (2009; 2012), Zabala, (1998), Bitencourt (2005) e Bronfenbrenner (2004; 2011), cujos pressupostos teóricos contribuíram para a compreensão da temática em questão. Os resultados desta pesquisa apontaram que a formação em nível superior promoveu uma significativa mudança no ensino de História, e que os docentes passaram a compreender com mais profundidade esta disciplina, além de conhecerem novos recursos para a promoção do ensino, incluindo novas metodologias, tais como: utilização de músicas, filmes, poesias, jornais, entre outras, para melhor conduzir o processo ensino-aprendizagem. Para os participantes da pesquisa, mudanças significativas ocorreram na forma de avaliar os discentes, entretanto, identificou-se que a aplicabilidade da interdisciplinaridade está aquém do ideal e do propósito para uma educação contemporânea.Abstract: A university education is a necessity and a legal requirement for all teachers of basic education. In this sense, the aim of this study was to investigate what are the contributions of academic training in history to effective teachers, who teach in Secondary schools in the State Schools in the municipality of Chapadinha (MA). This is a descriptive study with a qualitative approach, using as an instrument of data collection through semi-structured interviews with ten (10) teachers with a degree in History. The content analysis of collected was supported by Bardin (2011). This study was based on the research of authors such as: Tardif (2009; 2012), Zabala (1998), Bittencourt (2005) and Bronfenbrenner (2004; 2011), whose theoretical assumptions contributed to the understanding of the topic in question . The results of this research showed that the top-level training promoted a significant change in the teaching of history, and that teachers have come to understand more deeply this discipline, and knowledge of new resources for the promotion of education, including new methodologies, such as: use of music, movies, poetry, newspapers, among others, lead to better teaching-learning process. For the research participants, significant changes have occurred in how we evaluate the students, however, it was identified that the applicability of interdisciplinarity is less than ideal and purpose for a contemporary education.Made available in DSpace on 2023-06-20T15:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisca Jacira Freire de Souza Siqueira_seg.pdf: 1655657 bytes, checksum: 4f707310cab1f6acd23342d068a005aa (MD5) Previous issue date: 2013159 p. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Prática docenteFormação universitáriaEnsino de históriaA formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALFrancisca Jacira Freire de Souza Siqueira_seg.pdfapplication/pdf1655657http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/908/1/Francisca%20Jacira%20Freire%20de%20Souza%20Siqueira_seg.pdf4f707310cab1f6acd23342d068a005aaMD5120.500.11874/9082023-06-20 12:45:20.059oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-20T15:45:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
title A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
spellingShingle A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
Siqueira, Francisca Jacira Freire de Sousa
Prática docente
Formação universitária
Ensino de história
title_short A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
title_full A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
title_fullStr A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
title_full_unstemmed A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
title_sort A formação universitária de docentes de história em um município maranhense : contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
author Siqueira, Francisca Jacira Freire de Sousa
author_facet Siqueira, Francisca Jacira Freire de Sousa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Eliane Freire de, 1969-
Guimarães, Maria José Eras
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Francisca Jacira Freire de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
contributor_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Formação universitária
Ensino de história
topic Prática docente
Formação universitária
Ensino de história
description Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-20T15:45:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-20T15:45:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/908
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/908/1/Francisca%20Jacira%20Freire%20de%20Souza%20Siqueira_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f707310cab1f6acd23342d068a005aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395545198592