Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espindola, Matilde Helena
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3335
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi.
id UNITAU_905f013b4f8219d9e3bbd4b4dc8e5644
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3335
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Espindola, Matilde HelenaKozma, Eliana Vianna BritoVargas, Maria Valíria Anderson de MelloUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaZamponi, Graziela2019-09-17T16:22:49Z2019-09-17T16:22:49Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3335Orientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.Resumo: Uma das dificuldades enfrentadas pelos alunos, quando solicitados a realizar atividades de leitura e produção de texto, é a capacidade de argumentar de forma consistente, competência cada vez mais exigida em vestibulares exames, concursos em geral. Motivados por essa constatação, buscamos investigar o modo de organização do discurso argumentativo em alguns gêneros que circulam em nossa sociedade e se fazem presentes na vida cotidiana de qualquer cidadão: anúncios publicitários e embalagens de produtos. Nosso objetivo mais amplo foi compreender como estes gêneros se organizam para persuadir o leitor/consumidor e, que elementos e estratégias são colocados em jogo na cena argumentativa. Para tanto empreendemos a análise de um corpus constituído de três propagandas e duas embalagens, tomando como referencial teórico principal a encenação argumentativa proposta por Charaudeau (2008). A investigação levou-nos a concluir que embalagens e propagandas se organizam em torno de um projeto argumantativo que envolve: a construção de uma imagem positiva do sujeito argumantante relacionada à imagem de um interlocutor ideal; uma aposta nos valores vigentes na sociedade; a valorização do intangível para criar a necessidade de consumo e uma organização em mosaico em que as partes da argumentação (nem sempre explícitas) devem ser construídas e articuladas pelo leitor/consumidor. Concluímos também que devido a sua função social e a seus propósitos comunicativos a embalagem é também uma propaganda do produto que ela contém. Acreditamos que nossa investigação possa trazer contribuições para uma leitura capaz de desvendar os apelos sedutores da linguagem publicitária.Abstract: One of the difficulties faced by students when asked to perform activities of reading and writings the ability to argue consistently, competence increasingly required in college exams, public examinations in general. Motivated by this observation, we sought to investigate the organization of the argumentative discourse in some genders that circulate in our society and be presentin the daily life of every citizen: advertising and product packaging. Our larger goal was to understand how these genres are organized to persuade the reader / consumer, and what elements and strategies are put into play at the argumentative scene. To this end we undertook the analysis of a corpus consisting of three advertisements and two packages, taking as the main theoretical reference the argumentative scenario proposed by Charaudeau (2008).The investigation led us to conclude that packaging and advertising are organized around an argumentative project that involves: to build a positive image of the one that arguments related to the image of an interlocutor, a commitment to the values prevailing in society, the development of intangible to create the need for consumption and a kind of mosaic organization in which the parts of the arguments (not always explicit) should be constructed and articulated by the reader / consumer. We also conclude that due to its social function and its communicative purposes packaging is also an advertisement of the product to it contains. We believe that our research can bring contributions to reveal the seductive appeal of the advertising languageMade available in DSpace on 2019-09-17T16:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATILDE HELENA ESPINDOLA.pdf: 2776164 bytes, checksum: 59bdea370d835c9c21ccd5429a17c95c (MD5) Previous issue date: 20101 recurso online (146 f.) : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUArgumentaçãoPropagandaEmbalagemGênero discursivoModo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALMATILDE HELENA ESPINDOLA.pdfapplication/pdf2776164http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3335/1/MATILDE%20HELENA%20ESPINDOLA.pdf59bdea370d835c9c21ccd5429a17c95cMD5120.500.11874/33352019-09-19 20:47:21.513oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3335Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos
title Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos
spellingShingle Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos
Espindola, Matilde Helena
Argumentação
Propaganda
Embalagem
Gênero discursivo
title_short Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos
title_full Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos
title_fullStr Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos
title_full_unstemmed Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos
title_sort Modo de organização do discurso argumentativo : uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos
author Espindola, Matilde Helena
author_facet Espindola, Matilde Helena
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
Vargas, Maria Valíria Anderson de Mello
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Espindola, Matilde Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zamponi, Graziela
contributor_str_mv Zamponi, Graziela
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Propaganda
Embalagem
Gênero discursivo
topic Argumentação
Propaganda
Embalagem
Gênero discursivo
description Orientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-17T16:22:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-17T16:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3335
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (146 f.) : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3335/1/MATILDE%20HELENA%20ESPINDOLA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 59bdea370d835c9c21ccd5429a17c95c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263156424736768