The role of ict in acting supervisor and manager in schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3105 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM). |
id |
UNITAU_934979ce75e65dd63ab6979dd558758b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3105 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Maria Aparecida Campos Diniz deSoares de Lima, Adriana BeneditaSetimo Ferreira, Glauco D'AndersonSiqueira Pinto, Helimara Vinhas2019-09-12T16:57:09Z2019-09-12T16:57:09Z2016152632842175-0556http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3105WOS:000377536200013Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).This research investigated the role of the Education Advisor and School Management in the Metropolitan Region of Paraiba Valley in order to identify malfunctions in administrative and pedagogical processes that prevent the effective student learning. In this case study were conducted diagnostic surveys school processes, relying on administrative tools and information and communication technologies. They were proposed and implemented with the researched tools that enable greater efficiency in the performance of these professionals in the management of schools with the development of a strategic planning and Improvement Project execution using information and communication technologies (ICT). The methodology was based on a qualitative approach and involved the literature. The scenarios of the research were two schools under the jurisdiction of Taubate Educational Board and the subjects surveyed were supervisors, principals, teachers, coordinators and staff of these schools. administrative and technological tools were used: Current Reality Tree, the Improvement and Project Worksheet Matrices (SPM).Made available in DSpace on 2019-09-12T16:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016[Campos Diniz de Castro, Maria Aparecida] Unitau Universidade de Taubaté (Unitau), Programa Mestrado Desenvolvimento Humano, BR-12020130 Taubate, SP, Brazil[Soares de Lima, Adriana Benedita; Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson; Siqueira Pinto, Helimara Vinhas] Unitau Universidade de Taubaté (Unitau), Desenvolvimento Humano, BR-12020130 Taubate, SP, BrazilFac Inst Paulista Ensino-FipenBrasilRevista Cientifica HermesWeb of Sciencereponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUTeaching SupervisorManagerAdministrative ToolsDysfunctionsTechnology Of Information And CommunicationSocial Sciences, InterdisciplinarySocial Sciences - Other TopicsThe role of ict in acting supervisor and manager in schoolsPapel das tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor20.500.11874/31052020-09-18 10:45:59.236oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3105Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-09-18T13:45:59Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
The role of ict in acting supervisor and manager in schools |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Papel das tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas |
title |
The role of ict in acting supervisor and manager in schools |
spellingShingle |
The role of ict in acting supervisor and manager in schools Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de Teaching Supervisor Manager Administrative Tools Dysfunctions Technology Of Information And Communication Social Sciences, Interdisciplinary Social Sciences - Other Topics |
title_short |
The role of ict in acting supervisor and manager in schools |
title_full |
The role of ict in acting supervisor and manager in schools |
title_fullStr |
The role of ict in acting supervisor and manager in schools |
title_full_unstemmed |
The role of ict in acting supervisor and manager in schools |
title_sort |
The role of ict in acting supervisor and manager in schools |
author |
Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de |
author_facet |
Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de Soares de Lima, Adriana Benedita Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson Siqueira Pinto, Helimara Vinhas |
author_role |
author |
author2 |
Soares de Lima, Adriana Benedita Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson Siqueira Pinto, Helimara Vinhas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de Soares de Lima, Adriana Benedita Setimo Ferreira, Glauco D'Anderson Siqueira Pinto, Helimara Vinhas |
dc.subject.other.en.fl_str_mv |
Teaching Supervisor Manager Administrative Tools Dysfunctions Technology Of Information And Communication |
topic |
Teaching Supervisor Manager Administrative Tools Dysfunctions Technology Of Information And Communication Social Sciences, Interdisciplinary Social Sciences - Other Topics |
dc.subject.wosarea.en.fl_str_mv |
Social Sciences, Interdisciplinary |
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv |
Social Sciences - Other Topics |
description |
Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM). |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-12T16:57:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-12T16:57:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3105 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2175-0556 |
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv |
WOS:000377536200013 |
identifier_str_mv |
2175-0556 WOS:000377536200013 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Cientifica Hermes |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fac Inst Paulista Ensino-Fipen |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Fac Inst Paulista Ensino-Fipen |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Web of Science |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263155763085312 |