Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Querido, Marcos Vinícius Ferraz Mayela, 1990-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6871
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
id UNITAU_9b80c56500fc77954dc04cd15a9d2705
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6871
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Querido, Marcos Vinícius Ferraz Mayela, 1990-Oliveira, Márcia Regina de, 1983-Souza, Ana Cristina Gonçalves de AbreuUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-2024-02-26T19:29:20Z2024-02-26T19:29:20Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6871Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de CastroDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: A presente dissertação tem como linha de pesquisa a Formação Docente e Desenvolvimento Profissional. Sua área de concentração é a formação docente para a Educação Básica. De abordagem qualitativa, essa pesquisa busca responder as seguintes questões: Qual a importância da formação continuada e em serviço, oportunizada aos professores da Educação Básica na rede de ensino pública estadual? O que dizem os professores sobre as efetivas contribuições da formação continuada na prática de ensino? O objetivo geral da presente pesquisa é: identificar em quais condições há eficácia nos programas de formação continuada em serviço, de modo a causar impactos e possíveis mudanças na prática de ensino dos professores no ensino público. A metodologia versa numa pesquisa de campo, exploratória e descritiva. Foram convidados a participar da pesquisa 15 professores, que atuam nos anos finais do ensino fundamental, numa escola da rede pública estadual, situada no interior do Vale do Paraíba -SP. Para coleta de dados foram utilizados o questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, devidamente orientados e agendados previamente à aplicação dos mesmos. As entrevistas seguiram um roteiro pré-estabelecido, foram gravadas por meio de áudio e transcritas para posterior análise. A análise de conteúdo atende às orientações prescritas por Bardin (2020). Espera-se contribuir com a comunidade acadêmica acerca da importância dos momentos de formação continuada visando ao desenvolvimento profissional, ressaltando o valor do espaço escolar como contexto de formação. Como produto técnico, pretende-se propor o delineamento de um plano de formação continuada, a ser desenvolvido em serviço, pautado nas necessidades formativas identificadas nesse estudo e voltado aos professores que atuam no ensino fundamental - anos finais, a fim de promover o aperfeiçoamento profissional e contribuir com a prática de ensino. Ao final desse estudo, espera-se aproximar os conhecimentos produzidos do campo profissional, criar condições favoráveis para a melhoria da qualidade da prática pedagógica na Educação Básica e estimular novos programas de formação continuada em serviço.Abstract: The reseach line of this presente paper is the Teaching Profesional Development. Its centered area is the shaping of teaching which is to be used in the Basic Education. From a qualitative approach, this paper seek for the answers to the following questions: which is the importance of this continued formation during the work period that has been offered to the teachers of Basic Education in the public net of state teaching? What has been said by the teachers about the effective contributions of this continued formation in their own practice of teaching? The overall objective of this presente research is: to identify in which conditions there really is an efficiecy on these programs of continued formation meantime their real work as to cause any impact and possible changings in the practice of teaching of the teachers in public schools. Methodology used was an exploitation and discriptional survey. Fifteen teachers were invited to take part of it, who work at the final years of the Basic Education ; or Middle School , in a public net of state school in some hometown parts of Vale do Paraíba-S.P. State. A social demographic questionary was used in order to collect data altogether a semistructured interview both properly guided and scheduled for its application.A pre-script was followed in the interview which have been taped as well as written for further analysis. The content analysis is in accordance with Bardin's prescribed orientations (2020). A contribution to the academic Community about the relevance of the continued formation is expected; which target is the professional development, highlighting the school space as a formational contextualization. As a technical product, a design of a formational continued education is proposed to be developed during the work, based on the necessity of the formational continued education identified in this paper that is to help teachers who work at these final years of secondary school, thus promoting their professional practice and also their improvement. By the final of this research, approximation of the knowlege collected plus propicious conditions for the improvement of quality in the pedagogical practice in the Basic Education and encouragement to new programs of continued formation during the work are expected.Made available in DSpace on 2024-02-26T19:29:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Marcos Vinicius Ferraz Mayela Querido.pdf: 1215226 bytes, checksum: 09ba32424c7aa616732db509c273c092 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (121 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Formação continuadaProfessores - FormaçãoEnsino fundamentalDesenvolvimento profissionalFormação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Marcos Vinicius Ferraz Mayela Querido.pdfapplication/pdf1215226http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6871/1/DM%20Marcos%20Vinicius%20Ferraz%20Mayela%20Querido.pdf09ba32424c7aa616732db509c273c092MD5120.500.11874/68712024-02-26 16:29:20.65oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6871Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-26T19:29:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
title Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
spellingShingle Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
Querido, Marcos Vinícius Ferraz Mayela, 1990-
Formação continuada
Professores - Formação
Ensino fundamental
Desenvolvimento profissional
title_short Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
title_full Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
title_fullStr Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
title_full_unstemmed Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
title_sort Formação continuada de professores em serviço : possíveis mudanças na prática pedagógica de ensino
author Querido, Marcos Vinícius Ferraz Mayela, 1990-
author_facet Querido, Marcos Vinícius Ferraz Mayela, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Márcia Regina de, 1983-
Souza, Ana Cristina Gonçalves de Abreu
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Querido, Marcos Vinícius Ferraz Mayela, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
contributor_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Professores - Formação
Ensino fundamental
Desenvolvimento profissional
topic Formação continuada
Professores - Formação
Ensino fundamental
Desenvolvimento profissional
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T19:29:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T19:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6871
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (121 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6871/1/DM%20Marcos%20Vinicius%20Ferraz%20Mayela%20Querido.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 09ba32424c7aa616732db509c273c092
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397402226688