Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góes, Maria Cláudia de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5510
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Silvia Matravolgyi Damião
id UNITAU_b0c84da8d93c23a535dbec8c08487972
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5510
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Góes, Maria Cláudia deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaDamião, Silvia Matravolgyi, 1960-2022-03-24T19:08:35Z2022-03-24T19:08:35Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5510Orientação: Profa. Dra. Silvia Matravolgyi DamiãoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2013.RESUMO: Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca da produção de narrativas em língua inglesa, por alunos do último ano do Ensino Fundamental I, a partir de aulas de inglês, cujas sequências didáticas tiveram como ponto de partida a contação de um clássico infantil em língua inglesa. Este trabalho tem como objetivo investigar como as narrativas em língua inglesa, produzidas por essas crianças, são caracterizadas. A partir disso, o outro objetivo deste trabalho é o de propor atividades que possam auxiliar o professor de língua inglesa a desenvolver a competência linguística dos alunos nessa fase escolar, a fim de que os últimos dominem os elementos sistêmicos de organização textual de que as narrativas são compostas. A pesquisa, de cunho qualitativo-interpretativista buscou, a partir das características dessas narrativas, interpretar e sugerir algumas atividades que possam auxiliar o professor a desenvolver a capacidade escritora de crianças com esse perfil. Para a análise dos dados, foram utilizados os preceitos da Linguística Sistêmico-Funcional como discutidos nos trabalhos hallidayanos, mais especificamente, de seus seguidores Christie (1998, 2005 e 2011) e Gouveia (2009 e 2010). Os resultados apontam que os alunos dominam parcialmente algumas etapas e categorias de organização textual, como elencadas pela Linguística Sistêmico-Funcional, e que o domínio de todas essas etapas e categorias pode contribuir para o processo de aprendizagem de língua inglesa, pelo qual passam os alunos nessa fase de escolarização, particularmente, para a produção de textos escritos nessa língua.ABSTRACT: Due to the fact that knowing how to write an organized, understandable and coherent text is a linguistic ability which must be learned at school, this paper shows a study which analyzed the characteristics of seven narratives written by Brazilian children at the end of their fifth year of elementary school who had had classes of English as a Foreign Language for 3 months. The lesson planning applied by the teacher was based on the fairy tale The Three Little Pigs and the narratives were to be written as a final task. The aim of this paper is both to investigate how children organize their writing in the English language, to show some characteristics of such texts and to suggest some activities which may help teachers of foreign languages, particularly English, to improve their students' writing skills in this language. This study has been carried out on the basis of the qualitative-interpretive method. The collection of data and its analysis have been done on the grounds of Halliday's Systemic-Functional Linguistics (SFL) and some of his followers' works, more specifically according to the studies of Christie (1998, 2005, 2011) and Gouveia (2009, 2010). The results suggest that children at this level of schooling know how to use few of the text-organization elements as described by the SFL and that learning them can help students improve their English learning process, mainly their writing skills.Made available in DSpace on 2022-03-24T19:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Maria Claudia de Goes.pdf: 970115 bytes, checksum: a60a722c7d6c924ada264e6c4c1c1013 (MD5) Previous issue date: 20131 recurso online (150 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Linguística sistêmico-funcionalLíngua inglesaEnsinoNarrativa (Retórica)Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Maria Claudia de Goes.pdfapplication/pdf970115http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5510/1/Dissertacao%20MLA%20Maria%20Claudia%20de%20Goes.pdfa60a722c7d6c924ada264e6c4c1c1013MD5120.500.11874/55102022-05-19 15:26:16.81oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5510Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
title Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
spellingShingle Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
Góes, Maria Cláudia de
Linguística sistêmico-funcional
Língua inglesa
Ensino
Narrativa (Retórica)
title_short Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
title_full Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
title_fullStr Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
title_full_unstemmed Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
title_sort Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
author Góes, Maria Cláudia de
author_facet Góes, Maria Cláudia de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Góes, Maria Cláudia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-
contributor_str_mv Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística sistêmico-funcional
Língua inglesa
Ensino
Narrativa (Retórica)
topic Linguística sistêmico-funcional
Língua inglesa
Ensino
Narrativa (Retórica)
description Orientação: Profa. Dra. Silvia Matravolgyi Damião
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-24T19:08:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-24T19:08:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5510
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (150 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5510/1/Dissertacao%20MLA%20Maria%20Claudia%20de%20Goes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a60a722c7d6c924ada264e6c4c1c1013
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393782542336