Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriano Marcius
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/874
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Ana Cristina Gobbo César
id UNITAU_b743c623173a5182852c963fed3bfc99
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/874
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ferreira, Adriano MarciusCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-Cogo, KarinaMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Placco, Vera Maria Nigro de SouzaPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoCésar, Ana Cristina Gobbo2023-05-29T11:56:08Z2023-05-29T11:56:08Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/874Orientação: Profa. Dra. Ana Cristina Gobbo CésarCoorientação: Profa. Dra Maria Aparecida Campos Diniz de CastroDissertação (Mestrados) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2013.Resumo: Em 2007, iniciou-se no Estado de São Paulo uma reforma curricular com aspirações de aumentar a qualidade da educação nas escolas estaduais. A partir de 2008 e 2009, entram em cena, respectivamente, os Cadernos do Professor e do Aluno, importantes elementos desta nova política curricular, que têm o papel de orientar e enriquecer a prática didática dos professores das escolas estaduais por meio da sugestão de situações de aprendizagem. Diante deste contexto, o objetivo da presente pesquisa foi o de identificar como os professores de Biologia avaliaram e incorporaram os cadernos didáticos em sua prática docente. Esta pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo e uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionário e entrevista semi-estruturada. Na análise dos dados do questionário, utilizou-se da estatística descritiva, e para as entrevistas, utilizou-se da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2008) e auxiliada pelo software ALCEST©. Os resultados da pesquisa apontam que os professores de Biologia avaliaram positivamente os seguintes aspectos dos cadernos didáticos: formatação conceitual, formatação pedagógica, estratégias de construção do conhecimento e respeito à ética e cidadania. Também apontam que os professores estão utilizando os cadernos frequentemente, embora haja algumas dificuldades na aplicação: não encontram livros didáticos que tragam a mesma sequência de conteúdo; consideram que algumas situações de ensino são descontextualizadas em relação a realidade de suas escolas e criticam a seleção e o sequenciamento de conteúdo proposto. A visão que os professores têm em relação aos cadernos é variada, alguns esperam que estes se tornem apostilas de ensino, ao invés de continuarem como guias curriculares que são. Outros destacam o efeito positivo de se trabalhar com guias curriculares, pois estimulam a busca de novos conhecimentos e o aperfeiçoamento de suas ações pedagógicas. Conclui-se que os cadernos didáticos são parte de um contexto de ação docente que se encontra em transição, onde alguns continuam ligados aos modelos tradicionais de ensino e outros buscam a reconstrução de suas práticas.Abstract: In 2007, started in the State of São Paulo a curriculum reform with aspirations to increase the quality of education in schools. Since 2008 and 2009, come into play, respectively, Teacher's Book and Student's Book, important elements of the new curriculum policy, which have the role to guide and enrich the teaching practice of teachers in public schools by suggesting learning situations. The objective of this research was to identify how Biology teachers evaluated and incorporated the curriculum notebooks in their teaching practice. This study had an exploratory, descriptive and qualitative approach. For data collection it used a questionnaire and a semi-structured interview. For the analysis of the questionnaire data, it used descriptive statistics, and for interviews, it used content analysis proposed by Bardin (2008), aided by software Alcest©. The survey results indicate that Biology teachers had evaluated positively the following aspects of curriculum notebooks: conceptual and pedagogical formatting, strategies to build the knowledge and the respect of ethics and citizenship. Also it indicates that teachers are applying the notebooks often, although there are some difficulties in the application: there are not textbooks that brings the same sequence of content; they consider that some learning situations are decontextualized about the reality of their schools and they also criticize the selection and sequencing of content. The sense that teachers have about notebooks is varied, some expect that the notebooks become educational handouts, rather than continue as curriculum guides. Others highlight the positive effect of working with a curriculum guides, as they stimulate the acquisition of knowledge and improvement of its educational activities. We conclude that the notebooks are part of an educational context that is in transition, where some teachers remain connected to the traditional teaching models and others seek to the reconstruction of their practicesMade available in DSpace on 2023-05-29T11:56:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriano Marcius Ferreira_seg.pdf: 4223140 bytes, checksum: 9b336791be4df259721e28f59ba01983 (MD5) Previous issue date: 2013200 f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Prática docenteEstudo e ensino de biologiaCurrículoAvaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAdriano Marcius Ferreira_seg.pdfapplication/pdf4223140http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/874/1/Adriano%20Marcius%20Ferreira_seg.pdf9b336791be4df259721e28f59ba01983MD5120.500.11874/8742023-05-29 08:56:08.161oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/874Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-05-29T11:56:08Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo
title Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo
spellingShingle Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo
Ferreira, Adriano Marcius
Prática docente
Estudo e ensino de biologia
Currículo
title_short Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo
title_full Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo
title_fullStr Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo
title_sort Avaliação dos cadernos didáticos e sua aplicação na prática do docente de biologia no Estado de São Paulo
author Ferreira, Adriano Marcius
author_facet Ferreira, Adriano Marcius
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
Cogo, Karina
Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Adriano Marcius
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv César, Ana Cristina Gobbo
contributor_str_mv César, Ana Cristina Gobbo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Estudo e ensino de biologia
Currículo
topic Prática docente
Estudo e ensino de biologia
Currículo
description Orientação: Profa. Dra. Ana Cristina Gobbo César
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-29T11:56:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-29T11:56:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/874
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/874/1/Adriano%20Marcius%20Ferreira_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b336791be4df259721e28f59ba01983
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395449778176