Contextos de formação e construção identitária de docentes : um enfoque bioecológico
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/892 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão |
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Santos, Malco Rodrigo de OliveiraPacheco, Márcia Maria Dias ReisUniversidade de TaubatéLeão, Marluce Auxiliadora Borges Glaus2019-08-05T16:46:42Z2019-08-05T16:46:42Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/892Orientação: Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus LeãoDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: A opção por uma determinada profissão traz implícitas representações, valores e crenças relacionadas, diretamente, ao modo de vida, às experiências e às vivências subjetivas dos indivíduos que se encontram, por vezes, influenciados por pessoas, processos, contextos e por questões sociais, históricas, culturais e políticas. Este estudo se propôs a investigar sobre o que leva um indivíduo a optar pela profissão docente, identificando como as interações entre estes sistemas contribuem para a constituição identitária docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que a população pesquisada foi composta por seis professores da Educação Básica, de três contextos: estadual, particular e autarquia municipal, dada à acessibilidade a esses grupos. Os critérios de elegibilidade para a escolha dos participantes foram: ter mais de 20 anos ininterruptos de exercício em cada uma dessas escolas (três professores) e serem docentes recém-ingressados (três professores). Utilizou-se como instrumento a entrevista do tipo narrativa (auto) biográfica, e a análise dos dados ancorou-se na fenomenologia, segundo o método de Amedeo Giorgi, sendo os resultados discutidos à luz da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner, 1996) e das Dinâmicas de Construção Identitária (Barbier, 1996). Constatou-se que os "microssistemas família e a escola" foram responsáveis pela opção da profissão docente dos pesquisados, configurando-se como contextos de maior influência sobre os pesquisados. Em relação às dinâmicas de construção identitária, predominou a incidência da "dinâmica de afirmação identitária individual e coletiva". Conclui-se que a visão sobre a profissão, na ótica dos pesquisados, ainda conserva a noção de docência enquanto vocação, contrariando a lógica da funcionarização que entende a Escola e seus membros enquanto empresa.Abstract: The choice of a particular profession brings implied representations, values and beliefs directly related to the way of life, the experiences and the subjective experiences of individuals, which are sometimes influenced by people, processes, contexts, social, historical, cultural and policies. This study aimed to investigate what leads an individual to opt for teaching profession, identifying how the interactions between these systems contribute to their identity construction. This is a qualitative research, where the research population was composed of six teachers of basic education three contexts: state, private and other arrangements with the local authority, given the accessibility to these groups. Eligibility criteria for selecting participants were three professors have over 20 years of continuous exercise in each of these schools and three teachers newly entered. Was used as a tool to interview the biographical narrative type (self) and data analysis was anchored in phenomenology , Amedeo Giorgi second method, and the results are discussed in light of Bioecological Theory of Human Development (Bronfenbrenner, 1996) and dynamic of Identity Construction (Barbier, 1996) . It was found that the 'microsystems family and school' were responsible for the choice of the teaching profession of respondents, configuring contexts greatest influence on respondents. Regarding the dynamics of identity construction, the predominant effect of 'dynamics of individual and collective identity affirmation'. We conclude that the view of the profession, in the view of respondents, still retains the notion of teaching as a vocation, contradicting the logic of functionalization who understands the school and its members as a company.Made available in DSpace on 2019-08-05T16:46:42Z (GMT). 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