Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três polos - o conhecimento, a situação e o sujeito -, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao polo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos polos socioprofissional e epistêmico. |
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Chamon, Edna Maria Querido de OliveiraSales, Adriane de Castro Menezes2019-09-12T16:25:46Z2019-09-12T16:25:46Z201204516718410.1590/S0104-406020120003000121984-0411http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679SCIELO:S0104-40602012000300012O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três polos - o conhecimento, a situação e o sujeito -, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao polo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos polos socioprofissional e epistêmico.This paper proposes an analytical model to the teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluated a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluated by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, the undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual.Made available in DSpace on 2019-09-12T16:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012[Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, BrazilSetor de Educação da Universidade Federal do ParanáBrasilEducar em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUteachers' formationeducation modelteaching professionformação de professoresmodelo de formaçãoprofissão docenteEducation & Educational ResearchEducation & Educational ResearchAnálise de um modelo para a formação de professores e suas aplicaçõesAnalysis of teachers' formation model with applicationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALSCIELO S0104-40602012000300012.pdfSCIELO S0104-40602012000300012.pdfapplication/pdf1343681http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1679/1/SCIELO%20S0104-40602012000300012.pdfb3bcffe84b424eef24b2638b5f80d856MD5120.500.11874/16792020-08-14 12:22:42.821oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-08-14T15:22:42Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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