Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sales, Adriane de Castro Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679
Resumo: O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três polos - o conhecimento, a situação e o sujeito -, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao polo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos polos socioprofissional e epistêmico.
id UNITAU_ec11771570884b98c61547ce3babf88c
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1679
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Chamon, Edna Maria Querido de OliveiraSales, Adriane de Castro Menezes2019-09-12T16:25:46Z2019-09-12T16:25:46Z201204516718410.1590/S0104-406020120003000121984-0411http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679SCIELO:S0104-40602012000300012O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três polos - o conhecimento, a situação e o sujeito -, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao polo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos polos socioprofissional e epistêmico.This paper proposes an analytical model to the teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluated a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluated by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, the undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual.Made available in DSpace on 2019-09-12T16:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012[Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, BrazilSetor de Educação da Universidade Federal do ParanáBrasilEducar em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUteachers' formationeducation modelteaching professionformação de professoresmodelo de formaçãoprofissão docenteEducation & Educational ResearchEducation & Educational ResearchAnálise de um modelo para a formação de professores e suas aplicaçõesAnalysis of teachers' formation model with applicationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALSCIELO S0104-40602012000300012.pdfSCIELO S0104-40602012000300012.pdfapplication/pdf1343681http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1679/1/SCIELO%20S0104-40602012000300012.pdfb3bcffe84b424eef24b2638b5f80d856MD5120.500.11874/16792020-08-14 12:22:42.821oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-08-14T15:22:42Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Analysis of teachers' formation model with applications
title Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
spellingShingle Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
teachers' formation
education model
teaching profession
formação de professores
modelo de formação
profissão docente
Education & Educational Research
Education & Educational Research
title_short Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
title_full Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
title_fullStr Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
title_full_unstemmed Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
title_sort Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
author Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_facet Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Sales, Adriane de Castro Menezes
author_role author
author2 Sales, Adriane de Castro Menezes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Sales, Adriane de Castro Menezes
dc.subject.other.en.fl_str_mv teachers' formation
education model
teaching profession
topic teachers' formation
education model
teaching profession
formação de professores
modelo de formação
profissão docente
Education & Educational Research
Education & Educational Research
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv formação de professores
modelo de formação
profissão docente
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Education & Educational Research
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Education & Educational Research
description O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três polos - o conhecimento, a situação e o sujeito -, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao polo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos polos socioprofissional e epistêmico.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T16:25:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T16:25:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/S0104-40602012000300012
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-0411
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S0104-40602012000300012
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40602012000300012
1984-0411
SCIELO:S0104-40602012000300012
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1679/1/SCIELO%20S0104-40602012000300012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3bcffe84b424eef24b2638b5f80d856
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263154437685248