Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marsilio, Maguil
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7735
Resumo: As agências de viagens e turismo são empresas distribuidoras dos produtos turísticos. A internet está inserida de maneira significativa no cotidiano destas empresas e mudou totalmente a forma de atuação nos negócios. Em razão disto, o objetivo deste artigo é visualizar no âmbito acadêmico qual a quantidade e a diversidade de pesquisas existentes sobre esse o tema ligado às agências de viagens e turismo e o impacto da internet. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, com um corte longitudinal, nas bases de dados internacionais: SAGE, EMERALD e SCIENCE DIRECT e na principal base de dados nacional, que é a dos Periódicos CAPES, no período de 1999 a 2013. Os resultados apontam para a predominância de publicações estrangeiras, poucos artigos (28) com relação direta ao tema, a inexistência de uma tendência que defina os autores principais sobre o tema e a concentração das publicações em um dos periódicos da área que abrange mais de 50% (cinquenta por cento) dos artigos considerados na pesquisa. Palavras-chave: Turismo. Agências de Viagem. Internet. Estudo Bibliométrico.
id UNIVALI-3_10832afafda849e4e3a8d2df0f2874fb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/7735
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo BibliométricoAs agências de viagens e turismo são empresas distribuidoras dos produtos turísticos. A internet está inserida de maneira significativa no cotidiano destas empresas e mudou totalmente a forma de atuação nos negócios. Em razão disto, o objetivo deste artigo é visualizar no âmbito acadêmico qual a quantidade e a diversidade de pesquisas existentes sobre esse o tema ligado às agências de viagens e turismo e o impacto da internet. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, com um corte longitudinal, nas bases de dados internacionais: SAGE, EMERALD e SCIENCE DIRECT e na principal base de dados nacional, que é a dos Periódicos CAPES, no período de 1999 a 2013. Os resultados apontam para a predominância de publicações estrangeiras, poucos artigos (28) com relação direta ao tema, a inexistência de uma tendência que defina os autores principais sobre o tema e a concentração das publicações em um dos periódicos da área que abrange mais de 50% (cinquenta por cento) dos artigos considerados na pesquisa. Palavras-chave: Turismo. Agências de Viagem. Internet. Estudo Bibliométrico.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/773510.14210/rtva.v16n2.p450-476Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 2 (2014): Maio-Agosto; 450-476Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 2 (2014): Maio-Agosto; 450-476Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 2 (2014): Maio-Agosto; 450-4761983-71511415-639310.14210/rtva.v16i2reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7735/4419Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarsilio, MaguilVianna, Silvio Luiz Gonçalves2017-09-19T23:48:42Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7735Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:48:42Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
title Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
spellingShingle Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
Marsilio, Maguil
title_short Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
title_full Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
title_fullStr Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
title_full_unstemmed Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
title_sort Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
author Marsilio, Maguil
author_facet Marsilio, Maguil
Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
author_role author
author2 Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marsilio, Maguil
Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
description As agências de viagens e turismo são empresas distribuidoras dos produtos turísticos. A internet está inserida de maneira significativa no cotidiano destas empresas e mudou totalmente a forma de atuação nos negócios. Em razão disto, o objetivo deste artigo é visualizar no âmbito acadêmico qual a quantidade e a diversidade de pesquisas existentes sobre esse o tema ligado às agências de viagens e turismo e o impacto da internet. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, com um corte longitudinal, nas bases de dados internacionais: SAGE, EMERALD e SCIENCE DIRECT e na principal base de dados nacional, que é a dos Periódicos CAPES, no período de 1999 a 2013. Os resultados apontam para a predominância de publicações estrangeiras, poucos artigos (28) com relação direta ao tema, a inexistência de uma tendência que defina os autores principais sobre o tema e a concentração das publicações em um dos periódicos da área que abrange mais de 50% (cinquenta por cento) dos artigos considerados na pesquisa. Palavras-chave: Turismo. Agências de Viagem. Internet. Estudo Bibliométrico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7735
10.14210/rtva.v16n2.p450-476
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7735
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v16n2.p450-476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7735/4419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 No. 2 (2014): Maio-Agosto; 450-476
Turismo: Visão e Ação; Vol. 16 Núm. 2 (2014): Maio-Agosto; 450-476
Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 2 (2014): Maio-Agosto; 450-476
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v16i2
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045020713910272