A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292 |
Resumo: | Atualmente, para os turistas, os smartphones são imprescindíveis para a realização de uma viagem, quer para procurar informação, quer para comunicar com os amigos e os familiares, neste sentido, o presente artigo pretende investigar a importância dos smartphones para a experiência associada à viagem turística. Foi elaborado e aplicado um questionário on-line, com o objetivo de averiguar a opinião dos utilizadores de smartphones sobre a importância deste tipo de tecnologia e de que forma é utilizada. Após recolha dos dados, procedeu-se à sua limpeza e verificação para detetar as respostas válidas; em seguida, foram aplicadas as ferramentas de Business Intelligence integradas no Microsoft Excel. Como resultados, obteve-se que os turistas consideram relevantes a utilização destes dispositivos, que os utilizam preferencialmente para consultar informações sobre o destino turístico e pontos de interesse, bem como a rede social que mais utilizam é o TripAdvisor. |
id |
UNIVALI-3_45ce6e47ec999e2855ce4549574e2da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/15292 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turísticaComportamento do ConsumidorExperiência TurísticaSmartphoneTecnologia de Informação e ComunicaçãoTurismo.Atualmente, para os turistas, os smartphones são imprescindíveis para a realização de uma viagem, quer para procurar informação, quer para comunicar com os amigos e os familiares, neste sentido, o presente artigo pretende investigar a importância dos smartphones para a experiência associada à viagem turística. Foi elaborado e aplicado um questionário on-line, com o objetivo de averiguar a opinião dos utilizadores de smartphones sobre a importância deste tipo de tecnologia e de que forma é utilizada. Após recolha dos dados, procedeu-se à sua limpeza e verificação para detetar as respostas válidas; em seguida, foram aplicadas as ferramentas de Business Intelligence integradas no Microsoft Excel. Como resultados, obteve-se que os turistas consideram relevantes a utilização destes dispositivos, que os utilizam preferencialmente para consultar informações sobre o destino turístico e pontos de interesse, bem como a rede social que mais utilizam é o TripAdvisor.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2019-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1529210.14210/rtva.v21n3.p265-290Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-2901983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292/8695Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151)info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, JulianaRamos, Célia M.Q.2020-05-22T00:54:40Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15292Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-05-22T00:54:40Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística |
title |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística |
spellingShingle |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística Rossi, Juliana Comportamento do Consumidor Experiência Turística Smartphone Tecnologia de Informação e Comunicação Turismo. |
title_short |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística |
title_full |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística |
title_fullStr |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística |
title_full_unstemmed |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística |
title_sort |
A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística |
author |
Rossi, Juliana |
author_facet |
Rossi, Juliana Ramos, Célia M.Q. |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Célia M.Q. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Juliana Ramos, Célia M.Q. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do Consumidor Experiência Turística Smartphone Tecnologia de Informação e Comunicação Turismo. |
topic |
Comportamento do Consumidor Experiência Turística Smartphone Tecnologia de Informação e Comunicação Turismo. |
description |
Atualmente, para os turistas, os smartphones são imprescindíveis para a realização de uma viagem, quer para procurar informação, quer para comunicar com os amigos e os familiares, neste sentido, o presente artigo pretende investigar a importância dos smartphones para a experiência associada à viagem turística. Foi elaborado e aplicado um questionário on-line, com o objetivo de averiguar a opinião dos utilizadores de smartphones sobre a importância deste tipo de tecnologia e de que forma é utilizada. Após recolha dos dados, procedeu-se à sua limpeza e verificação para detetar as respostas válidas; em seguida, foram aplicadas as ferramentas de Business Intelligence integradas no Microsoft Excel. Como resultados, obteve-se que os turistas consideram relevantes a utilização destes dispositivos, que os utilizam preferencialmente para consultar informações sobre o destino turístico e pontos de interesse, bem como a rede social que mais utilizam é o TripAdvisor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292 10.14210/rtva.v21n3.p265-290 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v21n3.p265-290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292/8695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290 Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290 Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045022422040576 |