A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Juliana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramos, Célia M.Q.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292
Resumo: Atualmente, para os turistas, os smartphones são imprescindíveis para a realização de uma viagem, quer para procurar informação, quer para comunicar com os amigos e os familiares, neste sentido, o presente artigo pretende investigar a importância dos smartphones para a experiência associada à viagem turística. Foi elaborado e aplicado um questionário on-line, com o objetivo de averiguar a opinião dos utilizadores de smartphones sobre a importância deste tipo de tecnologia e de que forma é utilizada. Após recolha dos dados, procedeu-se à sua limpeza e verificação para detetar as respostas válidas; em seguida, foram aplicadas as ferramentas de Business Intelligence integradas no Microsoft Excel. Como resultados, obteve-se que os turistas consideram relevantes a utilização destes dispositivos, que os utilizam preferencialmente para consultar informações sobre o destino turístico e pontos de interesse, bem como a rede social que mais utilizam é o TripAdvisor.
id UNIVALI-3_45ce6e47ec999e2855ce4549574e2da8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/15292
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turísticaComportamento do ConsumidorExperiência TurísticaSmartphoneTecnologia de Informação e ComunicaçãoTurismo.Atualmente, para os turistas, os smartphones são imprescindíveis para a realização de uma viagem, quer para procurar informação, quer para comunicar com os amigos e os familiares, neste sentido, o presente artigo pretende investigar a importância dos smartphones para a experiência associada à viagem turística. Foi elaborado e aplicado um questionário on-line, com o objetivo de averiguar a opinião dos utilizadores de smartphones sobre a importância deste tipo de tecnologia e de que forma é utilizada. Após recolha dos dados, procedeu-se à sua limpeza e verificação para detetar as respostas válidas; em seguida, foram aplicadas as ferramentas de Business Intelligence integradas no Microsoft Excel. Como resultados, obteve-se que os turistas consideram relevantes a utilização destes dispositivos, que os utilizam preferencialmente para consultar informações sobre o destino turístico e pontos de interesse, bem como a rede social que mais utilizam é o TripAdvisor.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2019-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1529210.14210/rtva.v21n3.p265-290Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-2901983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292/8695Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151)info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, JulianaRamos, Célia M.Q.2020-05-22T00:54:40Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15292Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-05-22T00:54:40Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
title A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
spellingShingle A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
Rossi, Juliana
Comportamento do Consumidor
Experiência Turística
Smartphone
Tecnologia de Informação e Comunicação
Turismo.
title_short A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
title_full A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
title_fullStr A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
title_full_unstemmed A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
title_sort A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística
author Rossi, Juliana
author_facet Rossi, Juliana
Ramos, Célia M.Q.
author_role author
author2 Ramos, Célia M.Q.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Juliana
Ramos, Célia M.Q.
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Experiência Turística
Smartphone
Tecnologia de Informação e Comunicação
Turismo.
topic Comportamento do Consumidor
Experiência Turística
Smartphone
Tecnologia de Informação e Comunicação
Turismo.
description Atualmente, para os turistas, os smartphones são imprescindíveis para a realização de uma viagem, quer para procurar informação, quer para comunicar com os amigos e os familiares, neste sentido, o presente artigo pretende investigar a importância dos smartphones para a experiência associada à viagem turística. Foi elaborado e aplicado um questionário on-line, com o objetivo de averiguar a opinião dos utilizadores de smartphones sobre a importância deste tipo de tecnologia e de que forma é utilizada. Após recolha dos dados, procedeu-se à sua limpeza e verificação para detetar as respostas válidas; em seguida, foram aplicadas as ferramentas de Business Intelligence integradas no Microsoft Excel. Como resultados, obteve-se que os turistas consideram relevantes a utilização destes dispositivos, que os utilizam preferencialmente para consultar informações sobre o destino turístico e pontos de interesse, bem como a rede social que mais utilizam é o TripAdvisor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292
10.14210/rtva.v21n3.p265-290
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v21n3.p265-290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15292/8695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação (ISSN: 1983-7151)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290
Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 265-290
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022422040576