OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Marta Maria Cunha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Veloso, Andres Rodriguez, Ferraz, Sofia Batista, Campomar, Marcos Cortez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7960
Resumo: O objetivo do artigo foi identificar os atributos valorizados por crianças e adolescentes na escolha de destinos turísticos. Para atingir esse objetivo, foram coletados desenhos e dados escritos (questões e redações) sobre o tema com crianças de 10 a 11 anos (18 crianças) e adolescentes de 14 anos (10 adolescentes) da mesma escola. Por meio do processo de análise de conteúdo, foram identificadas seis categorias: Motivação para a viagem; Destino; Modalidade de transporte;Acompanhantes; Atividades; e Emoções. As categorias foram divididas em subcategorias para facilitar a discussão e a compreensão detalhadas. Apesar das semelhanças por tratar-se de um período de transição, os resultados evidenciam principalmente as distinções entre os atributos valorizados pelas crianças e pelos adolescentes devido aos diferentes estágios cognitivos e sociais em que se encontram. São oferecidas sugestões gerenciais para aqueles interessados em atender às famílias com crianças ou adolescentes com produtos turísticos. Por fim, apresentam-se limitações e sugestões de estudos futuros. Palavras chave: Crianças. Adolescentes. Destinos turísticos.
id UNIVALI-3_59fc3ea57286ff67dc0f046c9448da6b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/7960
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOSO objetivo do artigo foi identificar os atributos valorizados por crianças e adolescentes na escolha de destinos turísticos. Para atingir esse objetivo, foram coletados desenhos e dados escritos (questões e redações) sobre o tema com crianças de 10 a 11 anos (18 crianças) e adolescentes de 14 anos (10 adolescentes) da mesma escola. Por meio do processo de análise de conteúdo, foram identificadas seis categorias: Motivação para a viagem; Destino; Modalidade de transporte;Acompanhantes; Atividades; e Emoções. As categorias foram divididas em subcategorias para facilitar a discussão e a compreensão detalhadas. Apesar das semelhanças por tratar-se de um período de transição, os resultados evidenciam principalmente as distinções entre os atributos valorizados pelas crianças e pelos adolescentes devido aos diferentes estágios cognitivos e sociais em que se encontram. São oferecidas sugestões gerenciais para aqueles interessados em atender às famílias com crianças ou adolescentes com produtos turísticos. Por fim, apresentam-se limitações e sugestões de estudos futuros. Palavras chave: Crianças. Adolescentes. Destinos turísticos.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2015-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/796010.14210/rtva.v17n2.p475-507Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 No. 2 (2015): Maio-Agosto; 475-507Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Maio-Agosto; 475-507Turismo: Visão e Ação; v. 17 n. 2 (2015): Maio-Agosto; 475-5071983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7960/4526Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Marta Maria CunhaVeloso, Andres RodriguezFerraz, Sofia BatistaCampomar, Marcos Cortez2017-09-19T23:46:31Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/7960Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2017-09-19T23:46:31Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS
title OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS
spellingShingle OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS
Carneiro, Marta Maria Cunha
title_short OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS
title_full OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS
title_fullStr OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS
title_full_unstemmed OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS
title_sort OS ATRIBUTOS VALORIZADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS
author Carneiro, Marta Maria Cunha
author_facet Carneiro, Marta Maria Cunha
Veloso, Andres Rodriguez
Ferraz, Sofia Batista
Campomar, Marcos Cortez
author_role author
author2 Veloso, Andres Rodriguez
Ferraz, Sofia Batista
Campomar, Marcos Cortez
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Marta Maria Cunha
Veloso, Andres Rodriguez
Ferraz, Sofia Batista
Campomar, Marcos Cortez
description O objetivo do artigo foi identificar os atributos valorizados por crianças e adolescentes na escolha de destinos turísticos. Para atingir esse objetivo, foram coletados desenhos e dados escritos (questões e redações) sobre o tema com crianças de 10 a 11 anos (18 crianças) e adolescentes de 14 anos (10 adolescentes) da mesma escola. Por meio do processo de análise de conteúdo, foram identificadas seis categorias: Motivação para a viagem; Destino; Modalidade de transporte;Acompanhantes; Atividades; e Emoções. As categorias foram divididas em subcategorias para facilitar a discussão e a compreensão detalhadas. Apesar das semelhanças por tratar-se de um período de transição, os resultados evidenciam principalmente as distinções entre os atributos valorizados pelas crianças e pelos adolescentes devido aos diferentes estágios cognitivos e sociais em que se encontram. São oferecidas sugestões gerenciais para aqueles interessados em atender às famílias com crianças ou adolescentes com produtos turísticos. Por fim, apresentam-se limitações e sugestões de estudos futuros. Palavras chave: Crianças. Adolescentes. Destinos turísticos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7960
10.14210/rtva.v17n2.p475-507
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7960
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v17n2.p475-507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/7960/4526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 No. 2 (2015): Maio-Agosto; 475-507
Turismo: Visão e Ação; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Maio-Agosto; 475-507
Turismo: Visão e Ação; v. 17 n. 2 (2015): Maio-Agosto; 475-507
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045021423796224